Lousada, 2019
Ano Municipal da Educação

Casa Ninho

O projeto CASA NINHO pretende dar a conhecer as casas das aves, e especialmente, as aves das nossas casas! Existem várias espécies de aves selvagens que preferem fazer o ninho junto de nós, nos beirais, chaminés, e até mesmo nos sótãos. Com a participação da população queremos saber onde nidificam espécies emblemáticas como a coruja-das-torres, o mocho-galego, e as várias andorinhas e andorinhões. Através dos registos enviados pelos cidadãos será possível mapear a distribuição destas aves no concelho de Lousada, informar a população sobre as aves que vivem junto de si, resolver conflitos entre o ser humano e a natureza, e fomentar a biodiversidade e a sensibilização ambiental.

O projeto proporcionará também atividades para as escolas e público geral, como a construção e instalação de diferentes tipos de caixas ninho nos espaços públicos de todo o concelho, e nos espaços privados que pretendam aderir a esta causa.

Participando, poderá ganhar caixas-ninho para o seu quintal!

Como fazer as suas observações:

  • Observe, a “olho nu” ou com binóculos, potenciais locais de reprodução como beirais, pontes, edifícios velhos ou com muitas cavidades, etc.
  • Aprenda a identificar as espécies e veja a ficha individual de cada ave na secção “Identificar as aves e ninhos” (mais abaixo, nesta página).
  • Mantenha alguma distância durante a observação, evitando a perturbação dos animais.
  • Evite manusear os animais ou ninhos em qualquer circunstância, para além de ser uma prática ilegal em Portugal (exceto com licença científica para esse fim), estará a perturbar as aves e a por em causa a sobrevivência das crias.
  • Caso encontre uma ave caída e incapaz de voar poderá contactar o Setor de Conservação da Natureza e Educação Ambiental do Município de Lousada através dos emails biolousada@cm-lousada.pt, casaninho.lousada@gmail.com, ou do telefone 255 820 500.
  • Não entre em terrenos privados sem autorização dos proprietários.
  • Caso use binóculos, respeite o direito à privacidade.

 

Identificar aves e ninhos

O projeto Casa Ninho foca-se essencialmente em oito espécies de aves que habitualmente constroem os seus ninhos em edificações humanas.

Duas destas espécies são aves de rapina noturnas: a coruja-das-torres e o mocho-galego. Ambas são fáceis de identificar pelo seu aspeto único e pelos sons caraterísticos que produzem. Estão ativas sobretudo à noite, mas ocasionalmente podem ser vistas de dia. Os seus locais de nidificação poderão ser difíceis de encontrar, a menos que habite, trabalhe ou tenha contacto regular com os edifícios em questão.

As restantes seis espécies correspondem a cinco espécies de andorinhas e ao andorinhão-preto, todas aves com atividade diurna. A identificação visual destas aves requer uma observação mais atenta, mas podem ser facilmente distinguidas pelo formato dos ninhos e os locais onde estes se encontram.

Espécies

Aprenda mais sobre cada espécie consultado as fichas individuais abaixo

Envio de registos:

Para enviar os seus registos basta preencher este formulário.

O projeto foca-se nas espécies de aves descritas acima, no entanto poderá enviar registos de nidificação de outras espécies que considere interessantes, sempre respeitando as regras de boa conduta mencionadas acima.

Obrigado pela sua participação! Para contactar a equipa do projeto utilize o seguinte endereço: casaninho.lousada@gmail.com.



Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por