Lousada, 2019
Ano Municipal da Educação

Serviço de Apoio à família e Habitação Social

O Serviço de Apoio à Família pretende, apoiar a família nos percalços e dificuldades quotidianas, decorrentes das constantes mudanças culturais, políticas, sociais e económicas da sociedade, colocando-se assim o grande desafio de adaptação a essas mesmas mudanças. Desta forma, o SAF tem como finalidade fomentar a adaptação aos novos contextos, recursos e necessidades de forma a contribuir para os Projetos de Vida de cada indivíduo e de cada família.

O serviço de habitação social tem como objetivo principal a promoção da habitação social e a gestão social, patrimonial e financeira dos Empreendimentos e colaboração nos outros fogos do IHRU Empresa.

A quem se destina:

- Famílias monoparentais
- Famílias numerosas
- Mães adolescentes e/ou solteiras
- Famílias com necessidades de mediação familiar e escolar
- Famílias imigrantes

Património habitacional do município:

O património habitacional do município é composto por um conjunto de fogos, num total de 90, que se encontram dispersos por três freguesias do Concelho, distribuindo-se da seguinte forma:

→ Empreendimento Social do Maninho - Meinedo – 32 frações
→ Empreendimento Social da Ramada - Cernadelo – 18 frações
→ Empreendimento Social de Penas – Lustosa - 40 frações

Encontre a informação e ajuda sobre o Novo Regime do Arrendamento Urbano

Contactos
saf.lousada@cm-lousada.pt

Horário de Atendimento
Todas as quartas-feiras das 9.00h – 12.30h / 14.00h – 17.30h ( por marcação prévia)


Apoio Psicológico

O Gabinete de Psicologia é um “espaço” onde técnicos especializados na área da Psicologia promovem o estudo, avaliação e intervenção, nos problemas e perturbações psíquicas em crianças, jovens e adultos.

Áreas de intervenção

Frequentemente, diversas entidades deste concelho, confrontadas com a dificuldade de lidar com crianças/jovens com dificuldade de aprendizagem escolar/problemas cognitivo-comportamentais e afetivo-relacionais, reforçam o conceito de parceria com esta Autarquia ao solicitarem os profissionais de Psicologia para a avaliação psicológica desses casos e o consequente processo de acompanhamento. A este nível, os Estabelecimentos de Ensino do concelho, Tribunal Judicial da Comarca de Lousada, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo de Lousada, Serviço Local da Segurança Social, Centro de Saúde de Lousada e respetivas extensões, Rendimento Social de Inserção e munícipes que requeiram pedidos de acompanhamento individual, colmatam as suas necessidades, do ponto de vista do apoio psicológico, recorrendo aos Técnicos Superiores da área de Psicologia do Município de Lousada.

Como aceder a este serviço

• Ficha de encaminhamento do Estabelecimento de Ensino/Instituição, solicitando a avaliação/acompanhamento psicológico;
• Requerimento junto da frente de atendimento do município, dirigido ao Sr. Presidente (estes pedidos carecem de parecer social elaborado pelo serviço social do município)

Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por