Lousada, 2019
Ano Municipal da Educação

Gabinete de Património e Arqueologia

Constituído na sequência da elaboração da Carta Arqueológica do Concelho de Lousada, em 1992, o Gabinete Municipal de Arqueologia foi criado com o propósito de proceder ao levantamento, ao estudo e à gestão do património arqueológico concelhio.

Ao longo de mais de duas décadas de atividade, o Gabinete de Património e Arqueologia tem procurado pautar a sua atuação por um conjunto de intervenções selectivas destinadas à promoção e divulgação da investigação científica na área geográfica do concelho de Lousada. Destes trabalhos, a maioria dos quais enquadráveis cronologicamente na Idade do Ferro e na Época Romana, é de salientar as várias campanhas de escavações arqueológicas levadas a cabo, desde meados da década de 90 do século XX, no Castro de S. Domingos, vulgo Monte de S. Domingos, localizado na freguesia de Cristelos; a intervenção na “Casa Romana” também na freguesia de Cristelos; e ainda as sondagens de averiguação desenvolvidas nas proximidades da Quinta dos Padrões (freguesia de Meinedo), na sequência do Estudo de Impacto Arqueológico para o alargamento da Linha Férrea do Douro.

Os trabalhos arqueológicos desenvolvidos pelo Gabinete de Património e Arqueologia estão orientados para um conjunto de projetos considerados estruturantes para o futuro da arqueologia concelhia, destacando-se, a título de exemplo, a recente revisão da Carta Arqueológica do Concelho de Lousada, desenvolvida no âmbito da atualização do Plano Diretor Municipal e ainda a edição da revista Oppidum. Para além desta área de trabalho, o Gabinete de Arqueologia tem vindo igualmente a desenvolver, em estreita ligação com os serviços técnicos municipais, ações de intervenção destinadas à salvaguarda e preservação do património arqueológico detetado em contexto de acompanhamento arqueológico de obras municipais.

  • Ara romana de Santo Adrião (Silvares)
Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por