Lousada, 2018
Ano Municipal da Criança

"Go Out And Live – criar condições propícias à manutenção da melhor qualidade de vida dos seniores"

Local: Gdynia (Polónia)

Resumo do projeto

Organizações mundiais, mas também estudos europeus destacam que a esperança média de vida está em constante crescimento e que em 2030, será alcançará os 90 anos. Ao mesmo tempo, estes estudos indicam que existe também uma elevada taxa de problemas de saúde associados à taxa de mortalidade - mais de 10 milhões de pessoas morrem antes dos 70 anos devido a doenças cardiovasculares e ao cancro! É importante criar condições propícias para manter a melhor qualidade de vida possível, em especial a dos idosos. Como pode ser visto, o principal determinante da mortalidade é a saúde, que depende de muitos fatores inter-relacionados, entre os quais se destacam: estilo de vida (cerca de 50%), ambiente físico (natural e artificial) (cerca de 20%), saúde (cerca de 10%). Acima de tudo, as estatísticas do Eurobarómetro apontam que 58% das pessoas com mais de 55 anos não praticam qualquer tipo de desporto.

Tendo em consideração que o grupo de pessoas com mais de 60 anos está em constante crescimento e é um grupo caracterizado por uma baixa atividade desportiva, educacional e cultural, é importante criar condições propícias para manter a melhor qualidade de vida possível, melhorar a qualidade da nutrição, ativação e mobilização para diversas atividades.

O principal objetivo do projeto é enriquecer os padrões de serviços de cuidados para os idosos, desenvolvendo recomendações para métodos eficazes para os motivar a levar um estilo de vida ativo e saudável. O projeto centra-se na educação de pessoas que trabalham com seniores para lhes proporcionar os melhores métodos de trabalho, mas também na troca de conhecimentos e experiências no domínio da ativação e implementação de atitudes em prol da saúde entre os idosos com mais de 60 anos de idade.

Parceiros

Gdyńskie Centrum Sportu (Polónia) – Coordenador

Stowarzyszenie „Jestem Ważny” (Polónia)

Ljudska Univerza Rogaska Slatina (Eslovénia)

Folkuniversitetet (Suécia)

Asociatia Grupul de Actiune Locala Napoca Porolissum (Roménia)

Município Lousada (Portugal)

 

Principais atividades do projeto

reuniões com parceiros transnacionais.

reuniões do Comité Consultivo Local para discutir sobre os serviços de atendimento aos idosos dentro das comunidades locais.

guia de boas práticas – recomendações de multitratamento na área de cuidados dos seniores que incluirá partes como: análise dos serviços de cuidados dos idosos, análise dos comportamentos alimentares dos idosos, plano de gestão nutricional com inspirações culinárias, análise de comportamentos de saúde na área da atividade física incluindo atividades para os casos de pessoas com deficiência, métodos de motivação para tornar os seniores ativos, formas eficazes de comunicação com idosos, psicologia de idosos, educação de idosos, oportunidades e riscos no trabalho com idosos: efeito ou efetividade.

um vídeo educativo que demostrará como comunicar com pessoas mais velhas.

evento de curto duração para a formação conjunta de pessoal / funcionários para que estes desenvolvam e melhorem as suas competências no trabalho com os seniores.

informação, promoção e disseminação de atividades e resultados do projeto.


Resultados do projeto

guia de boas práticas,

vídeo instrutivo, 

estabelecer a cooperação transnacional,

aquisição de novas habilidades no campo de cuidados de idosos por funcionários,

aumento das competências profissionais dos funcionários,

aumento de competências linguísticas,

aquisição de habilidades de comunicação,

inclusão social de seniores,

aumentar a qualidade da oferta para seniores.

 

Duração do projeto

1 novembro de 2018 - 30 abril de 2020.

 

Disseminação

 Website do Projeto: https://goal-erasmusplus.eu/ 

Facebook do Projeto: https://www.facebook.com/goalerasmusplus/

 

O projeto é cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia ao abrigo da Convenção de Subvenção

No. 2018-1-PL01-KA204-050650.

Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por