Lousada, 2019
Ano Municipal da Educação

Lousada Guarda Rios

No âmbito da estratégia municipal para a conservação da natureza e educação ambiental, determinante no ordenamento e na valorização do território lousadense, nasce agora a iniciativa Lousada Guarda RIOS.

Os rios são os sistemas naturais mais utilizados pelo Homem e têm sofrido pressões intensas através, por exemplo, da construção de barragens, extração desregrada de água, poluição de origem industrial e doméstica, introdução de espécies exóticas, práticas agrícolas que levam à destruição de habitats, e eutrofização das águas.

Lousada é um concelho beneficiado pela natureza e, para além dos dois rios principais, Sousa e Mezio, são vários os cursos de água de alto valor ecológico que serpenteiam por todo o território, irrigando a agricultura e promovendo espaços de lazer e de desenvolvimento social.

Lousada Guarda RIOS pretende envolver as comunidades locais e trabalhar em parceria, num programa de inspeção e monitorização do estado ecológico dos rios e ribeiras de Lousada, através da adoção de troços de rio ou ribeira e da participação em ações de limpeza e melhoria ambiental, como seja a remoção de plantas invasoras ou infestantes e a plantação de árvores.

Os participantes serão convidados a formar patrulhas “Guarda RIOS” e vão receber formação sobre ecologia, boas práticas ambientais e voluntariado, tornando-se “embaixadores” do projeto e da boa conduta ambiental.

Vive próximo de um dos nossos rios ou ribeiras?

Todos podemos ser guarda RIOS!

 

Formações Lousada Guarda Rios

 

Como ser guarda RIOS em 5 passos:

  1. Inscreva-se, usando o seguinte formulário: https://goo.gl/forms/DP3ocFdZ667ltuEc2.
  2. Selecione um (ou mais) troço(s) de 250 m de rio ou ribeira para monitorização*.
  3. Receba formação e o seu kit guarda RIOS.
  4. Proceda à monitorização dos troços adotados.
  5. Comunique os resultados obtidos.

*Como selecionar o troço de rio/ribeira a monitorizar?
  1. Clicar no canto superior direito do mapa na opção "Ver mapa maior".
  2. No menu do lado esquerdo do mapa encontrará a lista de rios/ribeiras com troços disponíveis para adoção: rio Mezio, rio Sousa, ribeira do Fontão, ribeira de Caíde, ribeira de Meinedo, ribeira de Boim, ribeira de Vilar, todos representados no mapa pela cor azul.
  3. Para cada rio/ribeira pode consultar os troços disponíveis para adoção, representados a verde e designados por um código. Este código é constituído pelas 3 primeiras letras do nome do rio/ribeira, seguido do número do troço a contar da nascente (ex: MEZ_T1 - primeiro troço do rio Mezio).
  4. Uma vez escolhido(s) o(s) seu(s) troço(s), basta clicar com o lado direito do rato nestes (cor verde) para que o respetivo código surja representado no menu do lado esquerdo.
  5. Depois de selecionado o(s) troço(s) deve escrever o(s) respetivo(s) código(s) no formulário de inscrição: https://goo.gl/forms/DP3ocFdZ667ltuEc2 no campo “Troço de rio/ribeira que pretende adotar”.
  6. Posteriormente será contactado pela organização para ser informado de todos os detalhes.


Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por