Lousada, 2019
Ano Municipal da Educação

Lousada Jardins

Plantas com História

O projeto LOUSADA JARDINS pretende inventariar as espécies de árvores e arbustos que existem nos jardins históricos das casas senhoriais do concelho de Lousada, permitindo a avaliação do valor botânico e ecológico dos mesmos. Posteriormente, pretende-se desenvolver materiais de divulgação da informação obtida, tais como um guia de árvores e arbustos e brochuras específicas, por forma a envolver o público no processo de reconhecimento e valorização do precioso património destes jardins históricos. O projeto tem também o intuito de sensibilizar para a importância paisagística, cultural, turística e ecológica destes espaços, contribuindo para a necessidade da sua valorização e preservação.

Depois de mais de um ano de trabalho de campo, e envolvidas mais de 50 casas senhoriais do concelho, foram identificadas, no total, 192 espécies botânicas que pertencem a 129 géneros e 67 famílias diferentes.

Mais informações podem ser consultadas no artigo “Estudo das árvores e arbustos dos Jardins Históricos das Casas Senhoriais do Concelho de Lousada”, publicado no 2º volume da Revista LUCANUS – Ambiente e Sociedade, inteiramente disponível AQUI.

Caso seja proprietário de uma casa senhorial com jardim e tenha interesse em fazer parte deste projeto, entre em contacto pelo telefone 255 820 500 (Divisão de Ambiente) ou pelo email biolousada@cm-lousada.pt

Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por