Lousada, 2019
Ano Municipal da Educação

Na Linha do Tempo

Na Linha do Tempo – Programa Pedagógico resulta da experiência desenvolvida ao longo de mais de quinze anos de envolvimento do Gabinete do Património e Arqueologia da Câmara Municipal de Lousada em ações pedagógicas em estreita colaboração com as escolas do concelho.

Procurando aproximar as áreas de atuação deste Gabinete dos planos curriculares do ensino básico, pretende-se com este Programa Pedagógico diversificar a oferta e alargar o âmbito letivo ao 2.º ciclo (5.º e 6.º Ano). Mantendo, ainda assim, uma especial incidência no 1.º ciclo, optou-se por transferir o foco destas ações para o 4.º Ano, com o objetivo de acompanhar a evolução dos alunos durante uma fase especialmente exigente para a formação da consciência de Património e de História local e nacional.

Em linhas gerais este programa insere-se no âmbito da defesa e promoção do património e da história do concelho, integrando sempre as realidades locais no plano dos contextos nacionais. O projeto define-se como uma componente extracurricular de abordagem histórico-cultural, através de medidas de observação e análise, visita interpretada, de investigação, de registo e de recolha de informações determinantes para o conhecimento do passado local.

Nesta nova configuração o programa pedagógico está direcionado para os alunos do 4.º, 5.º e 6.º ano do ensino básico. Entre os principais objetivos prevalecem as questões da divulgação e do conhecimento do património local, a promoção e a análise crítica da história das freguesias, do concelho e do país, assim como, dos seus elementos patrimoniais e a aprendizagem de conceitos artísticos através da vertente lúdica. A persecução destes objetivos propõe-se a alcançar uma maior sensibilização para as questões da preservação e valorização do património local e da arte junto da comunidade.

Entendendo que a Escola se afirma como ponto privilegiado para o encontro com o conhecimento, proporcionando a ligação entre todas as áreas do saber, sob a orientação do professor – que transmite e coordena o ritmo de aprendizagem –, considerou-se:

  1. A oportunidade de acrescentar três novas propostas de atividade dentro da esfera da oferta pedagógica do Gabinete do Património e Arqueologia.
  2. Proporcionar à Escola (professor e alunos) a possibilidade de optar por diferentes ações, gerindo a marcação de data conforme os ritmos da aprendizagem.

Cada turma poderá escolher uma das atividade apresentadas.

 

Formulário de inscrição para as escolas

Lista de Monumentos (pdf)

Programa Pedagógico (pdf)

Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por