Lousada, 2019
Ano Municipal da Educação

NGEurope

Promoting European social cohesion through leadership and change engagement by NGOs

A definição de sustentabilidade engloba três eixos fundamentais: ambiente, sociedade e desenvolvimento económico. A compreensão da estreita relação entre os três é central na agenda da UE para 2020 e é essencial para a sustentabilidade social e ambiental a longo prazo. O estratégia europeia 2020, que visa um "crescimento inteligente, sustentável e inclusivo", reconhece a necessidade de "maior coordenação das políticas nacionais e europeias". As políticas regionais e nacionais da herança sociocultural e do contexto local, onde os cidadãos são os atores fundamentais. Enquanto apenas alguns cidadãos da UE participam em movimentos políticos, muitos preferem tomar medidas cívicas através de organizações não governamentais e redes que, em conjunto, representam dezenas de milhões de cidadãos europeus. As ONGs têm uma voz considerável a nível da UE, reunindo conhecimentos que são ouvidos e formulando posições democráticas com base nas preocupações dos seus membros. Devido à sua independência, capacidade de mobilização e mobilização cívica, potencial para aumentar a consciencialização e impactos reais, e também tendo em conta a crise financeira, social e humanitária que a Europa enfrenta, as ONGs são necessárias hoje mais do que nunca. Uma grande variedade de ONGs é necessária para impactar a sustentabilidade das comunidades. Pequenas ONGs podem promover um considerável impacto local e, coletivamente, uma grande variedade de ONGs locais pode fornecer um serviço mais especializado para atender às necessidades das comunidades do que as grandes organizações governamentais.

A relevância das ONGs como promotoras de sustentabilidade é inegável e reconhecida pela Comissão Europeia e pelo Conselho Europeu, que apoiam e legitimam a ação das ONGs. No entanto, liderar ou iniciar uma ONG geralmente é um processo longo e demorado, que gera muitas dúvidas e incertezas, não existindo formação específica e acessível disponível para capacitar líderes de ONGs.

O projeto NGEurope surge como um modelo inovador para capacitar novos líderes para o compromisso de mudança em direção à sustentabilidade, através da ação de ONGs.

Este projeto fomentará a ação pró-ambiental e a criação de empregos “verdes”, ao mesmo tempo em que promoverá a coesão social e a inclusão, oferecendo oportunidades aos cidadãos com menos oportunidades e capacitando empreendedores verdes e sociais dispostos a criar ou participar de ações cívicas.

NGEurope reúne especialistas de diferentes áreas - da protecão ambiental ao empreendedorismo social, incluindo tecnologia e informática - e a sua acão basear-se-á numa profunda pesquisa documental e de campo que será desenvolvida numa vasta área geográfica que abrange a Europa do sul, norte e centro. Os resultados do projeto incluem formações para líderes e membros de ONGs específicas e customizadas, materiais de envolvimento motivacional, um original observatório para as boas práticas e potencial de impacto das ONGs, um guia passo-a-passo sobre a “fundação e financiamento de ONGs” e um relatório completo sobre as lições aprendidas, e também um documento de apoio à governância, que recomendará um curso de ação diretamente aos tomadores de decisão em relação ao setor das ONGs.

Os participantes diretos e indiretos ganharão competências essenciais para abraçar a sustentabilidade e alinhar suas expectativas individuais com a conservação da natureza, inclusão social e crescimento económico. Uma vez que as questões que o consórcio tenta resolver são globais, o impacto cumulativo do NGEurope ajudará a criar uma vontade mais generalizada de deslocar a Europa e as suas comunidades para uma verdadeira sustentabilidade, capacitando os cidadãos e os atores locais com as competências necessárias para o fazer.

Mais informação pelo email: info@ngeurope.net

NGEurope | Erasmus+ AGREEMENT NUMBER 2017-1-PT01-KA204-035759

Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por