Lousada, 2019
Ano Municipal da Educação

Not Only Sport

(Não) Apenas Desporto

• Programa: Erasmus + KA 2, Parceria estratégica no campo da juventude
• Parceiros: 3 Parceiros (Associação Gdyńska Akademia Koszykówki, Município de Lousada - Lousada Académico Club, Slovanka MB z.s.)
• Duração: 24 meses (outubro de 2017 - setembro de 2019)
 
Objetivo do projeto:

Melhorar e complementar o processo de formação da juventude para um apoio eficaz e garantir o seu desenvolvimento desportivo e pessoal eficaz.

Grupos-alvo:
1. Treinadores.
2. Gerenciar o pessoal.
3. Jovens jogadores (13-16 anos).
4. Escolas.
5. Pais.

Atividades principais:

1. Reuniões de quatro parceiros (novembro de 2017 em Gdynia, maio de 2018 em Lousada, janeiro de 2019 em Praga, agosto de 2019, em Gdynia). Em cada reunião, irão participar 3 pessoas do staff da Coordenação.

2. Criação de Grupos de Ação Local (GAL). Este grupo deve consistir em representações de parceiros da organização, organizações desportivas locais, órgãos públicos locais, escolas. O GAL vai-se reunir regularmente para discutir sobre a ações a realizar no âmbito da juventude, desporto, etc.

3. Criação de um guia de boas práticas para o Coordenador.

4. Realização de Workshops de pequena duração para os treinadores/formadores que serão organizados em agosto de 2018 em Gdynia. De cada organização, participarão de todos os treinadores com licenças de basquetebol (treinadores SGAK-5, treinadores LAC-5. treinadores SMB-6). O workshop terá a duração de 5 dias e o objetivo será o de melhorar os métodos de treino. No final, os treinadores receberão certificados de participação.

 5. Implementação por parte dos treinadores de novos métodos no processo de treino de jovens.

6. Mobilidade de Jovens,  em julho de 2019 em Praga. Cada organização levará, 7 jogadores jovens e 1 treinador que irão participar numa ação de 5 dias. Os jovens irão participar num torneio desportivo em que se procurará desenvolver e criar neles competências como: - voluntariado, cidadania ativa, gestão de fases relacionadas com o "projeto", melhor o seu pensamento crítico e usando correto dos mídia, etc.

7. Promoção, informação e divulgação das atividades e resultados.

Resultados:
1. Guia de boas práticas.
2. Melhor qualidade de trabalho com os jovens.
3. Mobilidade da juventude.
4. Melhores habilidades de gestão de pessoal na gestão de projetos internacionais.
5. Motivação elevada da equipa, treinadores e jovens.
6. Melhores habilidades linguísticas de todos os participantes.
7. Sensibilização dos jovens para o autodesenvolvimento.
8. Desenvolvimento pessoal da juventude.
9. Intercâmbio de conhecimento e experiência.
10. Rede entre parceiros.

O aspeto mais importante no projeto é partilha de conhecimento e de experiências para melhorar o processo de treino dos jogadores jovens. A maioria dos clubes desportivos concentrou-se apenas na área desportiva (melhorando as habilidades motoras dos jovens atletas) e não ajuda a desenvolver sua personalidade. É hora de começar a cuidar do futuro dos jovens jogadores - ajudá-los a escolher o caminho certo, mostrando como ser cidadão ativo (voluntário), apoiá-los nos problemas diários na escola ou com os pais, estabelecer uma relação estreita entre as escolas, os pais e clubes.

Os treinadores são muitas vezes uma das pessoas mais importantes para os jovens jogadores e têm um grande impacto no seu comportamento. Os treinadores não devem apenas treinar, mas também educar! Graças a este projeto, 3 instituições irão trabalhar em conjunto na obtenção de objetivos comuns - como cuidar dos jovens pelo desporto, melhorar as qualificações dos treinadores e restante pessoal afeto aos Clubes e ajudar os jovens a viver melhor no futuro, como cidadãos responsáveis e ativos!

Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por