Lousada, 2018
Ano Municipal da Criança

voltar

À descoberta das Casas Ninho

O novo projeto ambiental da autarquia intitula- se “Casa Ninho” e pretende dar a conhecer as casas das aves, e especialmente, as aves das casas de cada um.

Existem várias espécies de aves selvagens que preferem fazer o ninho junto da população, nos beirais, chaminés, e até mesmo nos sótãos.

Com a participação da população, a finalidade é saber onde nidificam espécies emblemáticas como a coruja-das-torres, o mocho-galego e as várias andorinhas e andorinhões. Através dos registos enviados pelos cidadãos vai ser possível mapear a distribuição destas aves no concelho, informar a população sobre as espécies que vivem junto de si, resolver conflitos entre o ser humano e a natureza, e fomentar a biodiversidade e a sensibilização ambiental.

O projeto inclui ainda a realização de atividades com o público, como a construção e instalação de diferentes tipos de caixas-ninho nos espaços públicos, e nos espaços privados que pretendam aderir a esta causa.

O primeiro passo do projeto é pedir ao cidadãos que visitem a página www.cm-lousada.pt/pt/casaninho para saberem mais sobre esta iniciativa e sobre as espécies que se pretendem estudar.

Ao longo desta primavera é possível enviar os registos de ninhos através do formulário disponível na página web do projeto, ou através do formulário impresso.

Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por