Lousada, 2018
Ano Municipal da Criança

voltar

Alunos de Lousada ganham prémio nacional de fotografia

O concelho de Lousada esteve representado no Concurso Nacional de Jovens Repórteres para o Ambiente, no âmbito da Associação Bandeira Azul da Europa, com o trabalho “BioLousada vai à Mata de Vilar, um oásis para a Biodiversidade”, que ficou em 1.º lugar na categoria de Fotografia.

António Ribeiro, João Pinto, Telma Moreira, Marta Rêgo e Marta Dâmaso são os autores do trabalho. Estes alunos frequentaram, no ano letivo que terminou, o 12.º ano, na área das Ciências e Tecnologias, na Escola Secundária de Lousada.

O Vereador do Ambiente, Dr. Manuel Nunes, destaca que “é um orgulho para Lousada e, em particular para a autarquia, que estes jovens tenham escolhido este tema para participarem no concurso e, com isso, ganharem o prémio. Esta é uma atitude que reflete que o ambiente é uma preocupação crescente entre os jovens”.

Incentiva a descoberta, a proteção e a valorização da fauna e da flora

Pode ler-se na descrição do trabalho vencedor, com base no BioLousada, que este programa “incentiva a descoberta, a proteção e a valorização da fauna e da flora do concelho, por parte dos cidadãos. A primeira atividade realizada no mês de maio, teve como local a Mata de Vilar e pretendeu alertar os participantes para os comportamentos irresponsáveis que afetam negativamente a biodiversidade, assim como, permitiu observar e conhecer as espécies lá presentes. Dando ainda a conhecer o elevado interesse deste local, com uma extensão de 14 hectares, considerada a maior mancha de floresta nativa do concelho constituída por cerca de 110 espécies arbóreas, entre as quais, carvalhos e até mesmo sequoias. Estão também presentes 66 espécies de vertebrados. Nos últimos 8 anos, a Mata de Vilar tem sido alvo de várias ações de melhoramento ambiental, incluindo a remoção de plantas invasoras, reflorestação com espécies nativas e a criação de três charcos”.

Fotografias da Mata de Vilar para mostrar “o que de bom se faz no nosso Município”

A ideia de concorrer chegou através da Diretora de Turma do 12.º A, Dra. Ana Paula Mendes, para que participassem neste projeto. 

O grupo decidiu, então, partir para o terreno e ir à Mata de Vilar fazer fotografias.

Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por