Lousada, 2017
Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade

voltar

Centro de Educação Ambiental da Casa das Videiras

Estão a decorrer as obras para a construção do Centro de Educação Ambiental da Casa das Videiras, que resulta da recuperação Casa das Videiras, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca.

Foram executados os trabalhos de demolição estando, atualmente, em desenvolvimento a ampliação e o reforço da estrutura.

Este é um projeto que agrega algumas valências, cuja finalidade passa pelo desenvolvimento de iniciativas e projetos sobre o ambiente. A construção contempla o espaço de acolhimento, a sala de atividades e a sala multiusos.

O edifício conjuga a arquitetura do edifício original, construção habitacional com caraterísticas rurais e a arquitetura sustentável adotando soluções de aproveitamento do ambiente.

Na parte exterior há a conjugação da imagem recuperada da construção original com uma imagem natural contribuindo para isso o revestimento vegetal previsto para as paredes do bloco da sala multiusos.

Esta é uma intervenção que resulta de uma candidatura ao Programa Operacional Regional 2020, relativo à “Regeneração Urbana: Casa das Videiras ao Programa Operacional Regional 2020”. A ação foi apresentada no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).

O Centro de Educação Ambiental da Casa das Videiras insere-se nas ações infraestruturais da candidatura, que vai contribuir para a valorização e dinamização do Parque Urbano Dr. Mário Fonseca. O investimento tem um valor próximo dos 147 mil euros, sendo o financiamento de 85%.

Próximos eventos
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por