Lousada, 2018
Ano Municipal da Criança

Comemorações do 25 de Abril e homenagem aos Combatentes

Tal como acontece todos os anos, na passada quarta-feira, dia 25 de Abril a data foi comemorada a Revolução dos Cravos. O hastear das bandeiras e a interpretação do Hino Nacional pela Banda Musical de Lousada, junto ao Edifício dos Paços do Concelho foram as atividades da manhã.

A tarde foi dedicada ao Festival Concelhio de Folclore, que teve lugar no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca.

Homenagem aos combatentes da I Guerra Mundial

No dia 25 de Abril foi assinalado, pela Câmara Municipal, o centenário do final da I Guerra Mundial com uma homenagem aos Lousadenses que estiveram no combate neste conflito. Como forma de homenagear foi descerrada uma placa comemorativa e de homenagem na Avenida Combatentes da Grande Guerra.

A cerimónia contou ainda com uma breve recriação histórica, no local, de modo a contextualizar a época histórica.

Durante a tarde foram efetuadas outros quadros de recriações tendo como base a frente de guerra e um acampamento militar com ninho de metralhadoras.