Lousada, 2017
Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade

voltar

Eleição da Miss e Mister Sénior no Mês do Idoso

O Município, em colaboração com as instituições sociais e locais, desenvolve um conjunto de iniciativas e promove várias atividades tendo em objetivo um envelhecimento ativo e saudável.

Ao longo dos últimos anos, em Lousada outubro é o Mês do Idoso, sendo realizadas diversas atividades. A visita aos mais idosos de cada uma das freguesias é uma das ações, em que a proximidade, partilha e promoção da conscientização do papel que as entidades e as famílias têm no acompanhamento dos idosos e na promoção da qualidade de vida.

A eleição da Miss e Mister Sénior de Lousada é um dos pontos altos das comemorações, em que, com diversas atividades até ao dia 22 de outubro, altura em que vão ser eleitos os novos representantes de Lousada.

Os Movimentos Seniores, a funcionar em 15 freguesias, representam um exemplo da parceria existente e que tem como principal prioridade tornar os menos jovens mais ativos e atuantes, através da melhoria da sua qualidade de vida e integração na sociedade. O projeto é desenvolvido em colaboração com as juntas de freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, e outras entidades de âmbito cultural, recreativo e social, conta com a colaboração de inúmeros voluntários que em cada espaço dinamizam os diferentes grupos.

Outras iniciativas são desenvolvidas tendo sempre como finalidade a promoção da auto-estima, da participação cívica e cultural como, por exemplo, o São João Social, onde os Movimentos Seniores desfilam com as suas músicas, trajes e coreografias preparados para o efeito.

Anualmente, todos os participantes dos diferentes Movimentos Seniores juntam-se e partilham um dia de convívio e de lazer no Passeio. Este ano o destino foi Ponte de Lima, com uma visita ao Festival Internacional de Jardins e um animado almoço convívio no Parque de Merendas da Correlhã, reunindo cerca de 300 pessoas, entre seniores e voluntários.

Dar vida aos anos e não ficar parado é lema do projeto que que tem como objetivo as aulas de ginástica e o Boccia. Esta modalidade desportiva está enraizada e os participantes têm arrecadado diversos prémios individuais e coletivos e se sagrado já vice campeões.

A Liga Boccia Lousada, que vai na sua 2.ª edição, conta com a participação de todos os jogadores dos Movimentos Seniores com a realização de uma jornada mensal em diferentes locais do concelho.

Próximos eventos
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por