Escavações arqueológicas na Casa Romana e Castro do Monte de São Domingos

A Câmara Municipal está a desenvolver escavações arqueológicas na área Classificada do Monte de São Domingos, em Cristelos. As intervenções estão a ser realizadas na Casa Romana e no Castro de São Domingos, ambos os espaços enquadrados na área do povoado fortificado da Idade do Ferro e Época Romana localizado em Cristelos.

Este projeto de investigação, coordenado pelo Gabinete de Património e Arqueologia, conta com a participação, num plano pluridisciplinar, do departamento de Geologia da Universidade do Minho e do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da Universidade do Porto. A colaboração estende-se ainda aos alunos da Escola Profissional de Arqueologia e aos alunos do curso de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, bem como a jovens voluntários do concelho de Lousada.

Para o Vereador da Cultura, Dr. Manuel Nunes, “a aposta do Município de Lousada na continuidade dos trabalhos arqueológicos no Castro do Monte de S. Domingos visa, por um lado, o aprofundamento do conhecimento científico relacionado com esta área arqueológica de especial relevância patrimonial no contexto concelhio. Por outro lado pretende a sua conservação e valorização, através da fruição por parte de visitantes e turistas”.

O projeto teve início em julho último ano e prolonga-se até final deste mês.