Lousada, 2018
Ano Municipal da Criança

voltar

Livro sobre o Prof. Tomás de Barros em forma de homenagem

Foi apresentado no passado dia 19 de junho, uma obra que retrata o Prof. Tomás de Barros – professor, escritor, jornalista, autarca e dirigente associativo – com uma homenagem pela Escola Básica de Campo – Nevogilde, freguesia onde residiu e faleceu há 70 anos.

No âmbito do projeto “Aprender com a biblioteca escolar”, os alunos elaboraram a sua biografia, apresentada à comunidade escolar e registada em livro com os principais desempenhos de uma figura marcante na história da educação em Portugal.

Nascido em 1892, diplomado pela Escola Normal de Coimbra em 1919 e professor do ensino primário em Boim, Sousela, Louredo e Beire, Tomás de Barros foi autor de inúmeras obras didáticas, algumas com mais de 50 edições, diretor do “Jornal de Lousada” e do jornal “Educação Nacional”, presidente da Junta de Freguesia de Nevogilde e presidente do Futebol Clube Lagoense, sendo responsável pela visita, em 1935, das equipas do Vitória de Guimarães e do FC Porto, acontecimentos históricos para a região.

Os alunos apresentaram uma projeção reconstituindo o seu percurso de vida e um livro biográfico numa sessão a que assistiram o Vereador da Educação, o Presidente da Junta de Freguesia, Pároco, familiares do homenageado, encarregados de educação e elementos da comunidade local.

Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por