Lousada, 2017
Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade

voltar

“Lixo Sustentável” dá descontos na fatura

A autarquia iniciou um projeto piloto designado “Lixo Sustentável” que tem como objetivo sensibilizar e envolver a comunidade na adoção de boas práticas ambientais e a utilização sustentada de recursos naturais, nomeadamente com o fomento de práticas de reciclagem.

As boas práticas ambientais são considerados fundamentais para a autarquia neste Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade. Pretende-se assim aumentar a separação de resíduos entregues no Ecocentro, contribuindo para o cumprimento das metas do Plano de Ação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos de Lousada.

Desta forma, os utilizadores que pretendam integrar este projeto devem proceder à inscrição num formulário próprio disponibilizado pela autarquia. Os resíduos valorizados são o papel e cartão, embalagens de plástico e metal e embalagens de vidro.

Por cada quilo de material entregue pelos aderentes ao projeto “Lixo Sustentável” é associado um montante que vai descontar na faturação dos resíduos urbanos do utilizador. Existe um valor máximo de desconto a atribuir a cada utilizador, dependendo da situação: utilizador doméstico ou não domésticos sem fins lucrativos.

Com o lema “Pensar no futuro é agir agora”, este projeto pretende reduzir de forma tão drástica quanto possível, os resíduos urbanos indiferenciados, que se assumem como um dos maiores problemas ambientais que as entidades gestoras enfrentam atualmente.

Valores da reciclagem no concelho

No ano de passado foram recolhidos, em média, 50 toneladas de resíduos urbanos por dia no concelho de Lousada. Apenas 5.57% destes resíduos foram encaminhados para valorização, através da reciclagem.

Em 2016 a produção de resíduos per capita foi de 1.06 kg/dia. Aliado à negativa contribuição ambiental que estes números representam o esgotamento da capacidade do Aterro Sanitário de Lustosa, estes valores estão distantes do objetivo da contribuição para o cumprimento das Metas do PAPERSU de Lousada – Plano de Ação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos, no âmbito das obrigações definidas na legislação comunitária e nacional em vigor.

Assim, é lançado novo pedido de colaboração a todos os habitantes do concelho para que tenham comportamentos e hábitos ecológicos como a escolha de produtos recicláveis, separação e encaminhamento de resíduos.

Estes pequenos gestos contribuem para um melhor ambiente e qualidade de vida no presente e no futuro.

Próximos eventos
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por