Lousada, 2018
Ano Municipal da Criança

Lousada Festival Tradicional

O fim de semana teve como grande atrativo o Festival Tradicional, onde foi possível visitar e comprar artesanato, produtos locais e também provar petiscos locais.

Estiveram em funcionamento 34 stands com produtos diversos, onde foi possível encontrar cestaria, linho e bordadas, croché, artigos em madeira, em pele entre outros. Juntaram-se ainda três espaços de restauração.

Os produtos locais como hortícolas, vinho e espumante, queijo, compotas, licores, bolachas, mel, ervas aromáticas, floricultura, doces regionais, produtos conventuais, fumeiro e pão com chouriço, fizeram parte desta mostra.

Juntaram-se vários produtores de outros concelhos, como Lamego, Moimenta da Beira, Penafiel, Felgueiras, Santo Tirso, Paços de Ferreira, Alfena, Famalicão, que apresentaram ideias empreendedoras e boas práticas. A este propósito a Vereadora destacou ainda que houve a intenção de não focar somente no que originário do nosso concelho, mas partilhar as boas práticas existentes noutros locais

Para além dos produtos endógenos que estiveram em destaque, a animação musical esteve sempre presente, desde a música tradicional à mais moderna e destina a públicos diversos. Lousada Arrufar, Encontro de Concertinas, Rompe Cordas e Grupo de Cavaquinhos Amigos de Vilar estiveram na primeira noite do Festival Tradicional.

Na sexta-feira foi a vez de subir ao palco o Lousadense Micael Vingança. No sábado atuaram Os 4 Mens. No último dia de Festival a noite foi animada pelo Grupo de Cavaquinhos da USALOU e pela Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto.

O Festival Tradicional de Lousada pretende proporcionar aos visitantes uma viagem pela cultura popular, pelas tradições ancestrais, num esforço de impulsionar estas atividades como vertentes económicas essenciais para o desenvolvimento turístico do concelho.

2.º Concurso de Broa de Milho

No último dia de Festival realizou-se também o 2.º Concurso de Broa de Milho. O júri foi composto por elementos da COPAGRI, da Associação de Melão Casca de Carvalho e do Instituto Politécnico de Coimbra- Escola Superior Agrícola de Coimbra. A Adersousa e a Câmara de Lousada foram as entidades organizadoras deste produto tão apreciado na região. O prémio foi para uma concorrente de Felgueiras.