Lousada, 2017
Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade

Oppidum Actas das III Jornadas de História Local - 2012

Oppidum Número Especial 2012

Actas das III Jornadas de História Local

As 3.ªs Jornadas de História Local, realizadas em 26 de novembro de 2011, constituíram mais uma etapa significativa de um itinerário desenhado pela Câmara Municipal de Lousada para o estudo, análise e divulgação do nosso passado comum.

Tendo por incidência “O Município, desenvolvimento e obras públicas: aspirações e realizações da Câmara de Lousada nos séculos XIX e XX”, desde logo o tema se afirmou aglutinador, quer pelas possibilidades de reflexão acerca de uma área entre nós ainda pouco explorada, quer pela reputação e currículo dos Senhores Conferencistas, a quem muito devemos por aceitarem partilhar connosco o seu saber e as suas experiências.

Desse repositório resultou o atual número especial da revista Oppidum, olhar significativo para a melhor compreensão da nossa comunidade, suas atitudes, anseios e perplexidades, distinguindo trajetórias temporais e espaciais, hierarquias, representações e identidades, e encontrando esclarecimentos para problemas de dimensão mais abrangente.

O Prof. José Mattoso refere que “o estudo de uma comunidade vale pela possibilidade de tentar elucidar problemas de carácter global, cuja importância transcende o espaço geográfico de análise” para descortinar respostas para as dúvidas e expetativas do presente e para a construção de um futuro melhor. O passado, só por si, é uma inutilidade, e só faz sentido interpelá-lo para tentarmos encontrar respostas para situações do presente e para desafios do futuro. Aliás, como novamente confirma o Prof. Mattoso, “a observação do passado não se destina a um macabro trabalho de desenterrar mortos. Não é uma viagem ao reino das sombras, nem pode resultar numa predileção bafienta pelo que o tempo esterilizou. O que está morto, está morto.” O passado só se torna interessante e atrativo naquilo que permite compreender e viver o presente.

A História Local é especialmente atrativa porque aconteceu aqui, num recorte geograficamente restrito, onde se interligam laços sociais e de parentesco, onde a vinculação comunitária ainda se manifesta e a sociabilidade entre os residentes ainda se mantém. É a história de homens e mulheres comuns, das suas ocupações e preocupações, experimentadas no nosso território de vivência.

O estudo da nossa terra, sem vaidades doentias, nem bairrismos limitadores, constitui, assim, um direito e um dever de cidadania.

Que este número da Oppidum seja ponto de partida para novos estudos e investigações, lançando novas perspetivas e abordagens, tão eloquentes como aqueles que os autores aqui nos trazem.

Lousada, 2 de março de 2013

O Presidente da Câmara Municipal de Lousada
Dr. Jorge Magalhães



Próximos eventos
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por