Oppidum Atas do I Encontro de Arqueologia das Terras de Sousa 2008

(...) Finalmente, e porque a realidade local terá de ser entendida à luz de um contexto regional mais vasto e assaz complexo, pareceu-nos pertinente proporcionar à comunidade científica e demais interessados a oportunidade de, em conjunto, debater, não apenas a realidade arqueológica da região do Vale do Sousa, nas suas múltiplas vertentes e periodizações cronológico-culturais, mas, também, e sobretudo, apontar estratégias que permitam concertar linhas de investigação e cooperar institucionalmente, de forma a partilhar  o conhecimento adquirido e a adequá-lo à realidade de cada um dos munícipios da região.

Foi nesse sentido que decorreu, em Novembro de 2007, no Auditório Municipal de Lousada, o 1º Encontro de Arqueologia das Terras do Sousa, cujas actas constituem a presente publicação.

Excerto da Nota de Abertura, pelo Presidente da Câmara Municipal de Lousada (Dr. Jorge Magalhães)