Lousada, 2017
Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade

Oppidum I 2006

Chegados ao quarto ano de publicação, e fazendo um breve balanço do trabalho editorial desenvolvido, facilmente se constata que a Revista Oppidum tem cumprido os objectivos para os quais foi criada.

Em primeiro lugar, priorizando a análise e divulgação dos trabalhos em curso no Município no campo da Arqueologia, História e Património, que têm permitido contextualizar e promover a ampla actividade realizada e as interessantes conclusões obtidas. Trata-se, pois, de um veículo privilegiado de apresentação à comunidade local e à comunidade científica o resultado das investigações empreendidas, e, por consequência, abrindo espaço para novas pistas de estudo e interpretação.

Em segundo lugar, e porque o conhecimento não tem fronteiras e os limites territoriais são, hoje mais do que nunca, um artifício geográfico, a Oppidum tem acolhido testemunhos de grande qualidade e rigor científico, com base em projectos de investigação desenvolvidos noutras regiões do País.

Por fim, last but not leaste, a disponibilidade de diferentes autores partilharem connosco o seu saber e as suas experiências, comprovando, assim, o mérito de uma publicação cujo crescente número de leitores assenta, naturalmente, na competência das colaborações reunidas.

O presente número como que estabelece a síntese deste enquadramento. Por um lado, oferecendo as conclusões de várias frentes de pesquisa disseminadas pelo nosso concelho; por outro, pelos exemplos de boas práticas noutros concelhos e reunindo um leque de colaboradores com um currículo prestigiado. Felicito, pois, a coordenação da edição, pelo seu empenho e profissionalismo, e agradeço aos autores a cooperação prestada, permitindo, assim, construir um documento de referência, que a todos nos dignifica.

Lousada, 30 de Julho de 2009

O Presidente da Câmara
Dr. Jorge Magalhães



Próximos eventos
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por