Lousada, 2017
Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade

Oppidum II 2007

Nota de Abertura

O segundo número da Oppidum, Revista de Arqueologia e Património da Câmara Municipal de Lousada, apresenta dez trabalhos que estabelecem um interessante contínuo temporal para o conhecimento da nossa matriz identitária.
Desde resultados de campanhas de prospecção arqueológica promovidos pelo Gabinete Municipal de Arqueologia, nomeadamente na Necrópole Megalítica da Serra de Campelos, até às intervenções arqueológicas realizadas junto à igreja românica de Meinedo, passando pelo estudo das Tegulae com marcas de oleiro, pelo inventário dos marcos de propriedade detectados no espaço concelhio, pela análise histórica do Casal do Outeiro, em Nespereira, pelo registo arquitectónico das casas rurais dos séculos XVI e XVII no concelho de Lousada e, ainda, pelo inventário de bens da Igreja de Santa Margarida nos séculos XVII e XIX, cruzam-se olhares do tempo em perpétua mudança. E como a História é feita de pessoas concretas, surgem-nos os exemplos de Custódio Pereira de Carvalho, fundador das primeiras escolas públicas no concelho, e de D. Maria Margarida, da ilustre família da Casa de Pereiró.
Por outro lado, as abordagens ao fosso de fundição de sinos no Mosteiro de Pombeiro e à escavação arqueológica no povoado de Cimalhas, ambos do vizinho concelho de Felgueiras, confirmam a vocação da Revista para integrar a investigação arqueológica, histórica e patrimonial de âmbito não apenas estritamente local, mas, igualmente, regional.
Além disso, acolhendo sugestões apresentadas no lançamento do 1.º número, cada artigo é antecedido por um resumo em língua inglesa, na expectativa de satisfazer um número maior de curiosos e investigadores.
Finalmente, coincide o lançamento desta publicação com a realização do 1.º Encontro de Arqueologia das Terras de Sousa, cuja importância científica e cultural é inegável.
Agradeço aos autores a prestimosa colaboração prestada e felicito o empenho de toda a equipa para a Oppidum se assumir como publicação de referência.

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE LOUSADA

(Dr. Jorge Magalhães)



Próximos eventos
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por