Lousada, 2017
Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade

Oppidum VI 2013

O 6.º número da Revista Oppidum representa mais uma importante etapa num percurso editorial iniciado há sete anos, o que, nos tempos que correm, é um facto significativo e, por si, meritório.

Aliás, em período de crise avassaladora, como aquele que atualmente atravessamos, congratularmo-nos com uma revista de Arqueologia, História e Património parece constituir um anacronismo. Falar de fragmentos do passado a uma população que tanto necessita de razões de esperança no futuro surge, aparentemente, como algo despropositado. No entanto, é, exatamente, nas alturas de grande dificuldade, quando as angústias se acentuam, o presente se afigura tão escorregadio e o futuro tão incerto, tanto mais numa época de vertigem globalizante e massificadora de aferir a vida, tão caraterística das sociedades modernas, que mais se acentua a necessidade de revalorização de referenciais de proximidade, vinculando sentimentos de pertença, de identidade e de conhecimento da História Local. Só conhecendo o nosso itinerário como povo e como comunidade poderemos compreender o presente e encarar o futuro como tempo resistente.

Coincide, igualmente, este número com o facto de apresentar, pela primeira vez, as Palavras Prévias na qualidade de Presidente da Câmara, o que, pessoal e institucionalmente, muito me orgulha e enobrece. Aproveito, aliás, para deixar a garantia de prosseguir com a mesma prioridade o apoio a uma Revista que tem prestigiado o Município e divulgado o esforço na identificação e preservação de muitos elementos patrimoniais, de que os exemplos apresentados nesta edição são bem representativos: levantamento dos moinhos nos rios Sousa e Mezio – tema central da Revista - e intervenções arqueológicas na Igreja de Meinedo, no Aqueduto de Nevogilde e na Ponte de Espindo.

Felicito a equipa coordenadora e agradeço, reconhecido, a todos os colaboradores a disponibilidade por partilharem connosco os seus saberes e as suas experiências.

Lousada, 1 de Outubro de 2013

O Presidente da Câmara Municipal de Lousada

Dr. Pedro Machado



Próximos eventos
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por