Lousada, 2020
Ação Climática 2020

 

Em Lousada podemos descobrir muitos monumentos e sítios onde a ação intemporal do Homem sobre a paisagem promove um diálogo que não se concretiza somente na observação de um monumento ou de uma panorâmica, mas também por toda a envolvente que comunica e cristaliza fragmentos do passado.

Proporcionando perspetivas únicas e vivências que caracterizam de forma singular o território do concelho, num contexto de renovação programática, arrancará já no mês de fevereiro uma nova configuração do ciclo de visitas ao Património com a designação “PONTOS DE FUGA”.

Este novo ciclo compreenderá uma visão mais interativa e mais lúdica do Património indo além das já conhecidas visitas guiadas, as quais, se estabelecerão com uma maior regularidade e variedade, a caminhadas interpretadas por técnicos especializados, conferências e performances diferenciadoras.

 

Retábulos... Por trás do altar - 23 fevereiro | 9h00 - Inscrições

O retábulo, peça litúrgica assente atrás da mesa do altar, é um elemento que guarda e integra a arte e arquitetura a partir do século XII, atingindo o seu apogeu no período Barroco.

Para marcar o início do novo programa de atividades “Pontos de Fuga” será desenvolvido no dia 23 de fevereiro, pelas 9h30 a visita guiada e interpretada “Retábulos… por trás do altar”, tendo como pontos de visita o núcleo de Conservação e Restauro da Dalmática e a Igreja de São João de Covas (Lousada).

Desta feita, será proporcionado aos participantes o ensejo único de observar algumas das peças de retábulos em fase de recuperação.


Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por