Lousada, 2019
Ano Municipal da Educação

Prémio Europa

As boas práticas relativas à divulgação das questões da União Europeia que a autarquia tem incrementado são, mais uma vez, destacadas pelo Conselho da Europa, neste ano, com a atribuição da Bandeira de Honra.

Este prémio resulta da candidatura ao Prémio Europa do Comité do Ambiente, Agricultura e Assuntos Locais e Regionais da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e a atribuição desta distinção passa por diversos critérios, entre os quais ser um município que, ao longo dos anos, tem efetuado várias atividades de promoção dos ideais europeus, nomeadamente, conferências, intercâmbios e parcerias com instituições representativas da União Europeia. Outros fatores que contribuíram para a atribuição deste prémio são, por exemplo, as exposições itinerantes cedidas pelo Centro de Informação Europe Direct, mas também a realização dos jogos internacionais da juventude com a participação de vários países europeus, palco de vários campeonatos desportivos europeus, assinatura de protocolos de geminação com cidades europeias, nomeadamente Tulle e Renteria. A comemoração do Dia da Europa, bem como a dinamização do Espaço Europa e a realização das Olimpíadas da Europa, são atividades elogiadas por Estrasburgo.

O Prémio Europa tem quatro etapas sendo a primeira a obtenção do Diploma Europeu, a segunda a Bandeira de Honra, a terceira a Placa de Honra e por fim o Prémio Europa.

De salientar que, segundo o Eurostat, Gabinete de Estatística da União Europeia, a União Europeia tem mais de 120 mil municípios e que em 2013 foram distinguidos os municípios de Altotting na Alemanha e Tata na Hungria com o Prémio Europa, 11 municípios com a Placa de Honra, 18 com a Bandeira de Honra e 26 com o Diploma Europeu, sendo o Município de Lousada o único município português a ser distinguido.

Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por