Lousada, 2018
Ano Municipal da Criança

A necessidade de criar e implementar o projeto ePublisher foi motivada pela situação atual da poesia. Na sociedade moderna, a poesia perdeu a força e o vigor que outrora inspirou e acompanhou a humanidade através das civilizações. Há já muito tempo que os editores se queixam de que a poesia não vende; as edições deste género literário foram reduzidas nos países da EU. Edições de livros de poesia não aparecem nas listas de bestsellers, nem os poetas gozam da mesma popularidade dos escritores de prosa, junto dos leitores. Inevitavelmente, isto levou à diminuição das oportunidades de apresentação de obras de poesia, para além de reduzir a importância dos poetas europeus, que raramente são ouvidos.

Por outro lado, o público em geral que se interessa por poesia, tem dificuldade em aceder a criações poéticas contemporâneas, porque estas criações raramente são editadas e circulam, apenas, entre um grupo restrito de pessoas, tornando-se, por vezes inacessíveis, à comunidade em geral. Para além disso, o acesso a trabalhos poéticos de escritores estrangeiros, depende muito do conhecimento linguístico dos leitores, já que estas produções raramente são traduzidas para outras línguas. Estas situações não acontecem na alta esfera da poesia internacional, quando estamos a falar de poetas de alto nível, internacionalmente conhecidos e reconhecidos, mas particularmente num contexto específico relacionado com poetas contemporâneos jovens, iniciantes e amadores.

Considerando o que atrás foi mencionado, os parceiros do projeto concordaram com o facto de que é necessário inventar novas e inovadores formas de criação e divulgação da poesia. Com a criação de uma aplicação multimédia e da disponibilização de ferramentas on-line, são amplamente alargadas as oportunidades de divulgação da poesia, aumentando o número daqueles que podem aderir e aceder a este género literário. Da mesma forma, serão desenvolvidas ferramentas inovadoras de apresentação de poemas ao público em geral (momentos de leitura pública de poesia, workshops, etc.), com o intuito de promover ainda mais o acesso à poesia. O desenvolvimento destas e outras ferramentas, em conjunto com as formas tradicionais de criação e apresentação das criações poéticas, motivarão a colaboração tanto de poetas profissionais, como de poetas amadores. Espera-se que esta colaboração encoraje o aparecimento de novos talentos e estimule a mobilidade dos poetas internacionais e dos seus trabalhos.

Acerca do projeto | About the project

Newsletter Portugal (nov. 2015)

O projeto ePublisher visa contribuir para o aumento do número de pessoas que se dedicam à escrita ou leitura de poesia, promovendo formas inovadoras de publicação de poemas por parte de poetas profissionais e amadores.

 

As principais atividades deste projeto são:

 

1. Plataforma web internacional com:

- Plataforma de Poesia

- Jogos sobre a escrita de poesia

- Biblioteca de poesia online

2. Eventos nacionais de promoção da poesia

3. Festivais internacionais de poesia

 

Parceiros do projeto:

- Município de Lousada: Lousada - Portugal

- Centro de Educação de Adultos: Vilnius - Lituânia

- Associação Cultural Internacional: LIETO AS - Finlândia

- Associação Cultural Multikultura: KRAKOW - Polónia

 

http://www.epublisher-platform.eu/pt

Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por