Lousada, 2019
Ano Municipal da Educação

Projeto Selfie

Planeamento de Carreira para Economias Dinâmicas

O projeto SELFIE baseia-se na ideia que atualmente necessitamos de considerar o planeamento de carreira como uma disciplina escolar, em vez da orientação profissional como um serviço. Trata-se de uma disciplina com recursos curriculares em diferentes níveis, com resultados de aprendizagem a atingir e um quadro de avaliação dos conhecimentos.

No planeamento de carreira os alunos deverão ser ensinados sobre:

  • Como pesquisar sobre o mercado de trabalho e identificar potenciais oportunidades de carreira;
  • Como avaliar as opções, utilizando processos de tomada de decisão e os critérios adequados;
  • Como avaliar os seus próprios pontos fortes e fracos;
  • Como se devem apresentar aos potenciais empregadores.

Neste projeto existem 2 destinatários, nomeadamente os alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos e os professores e orientadores do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Propõe-se assim, através de uma parceria com 5 Entidades Europeias (Direção Geral de Estabelecimentos Escolares, na Irlanda, o Centro para a Investigação e Desenvolvimento na Educação, no Chipre, a ONG para a Educação e Orientação profissional, na Lituânia, o Município de Lousada, e a Universidade de Paderborn, na Alemanha), desenvolver recursos curriculares para apoiar o ensino do planeamento de carreira como uma disciplina, em 3 níveis, o nível introdutório (12-14 anos), o nível intermédio (14-16 anos) e o nível avançado (16-18 anos) e ainda, dar formação inicial de professores e especialistas em orientação profissional para facilitar a sua integração no novo currículo – Planeamento de Carreira. 

O projeto SELFIE é financiado ao abrigo da medida do Programa Erasmus+ e tem a duração de 2 anos, terminando em junho deste ano.

Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por