Lousada, 2019
Ano Municipal da Educação

Proto-História

Ao longo de todo o I milénio a.C., mercê de favoráveis factores hidro-orográficos, veremos surgir no Noroeste Peninsular uma singular cultura tipificada no seu peculiar habitat e arcaísmo das suas formas, polarizado em redor de povoados fortificados, ocupando os cimos de outeiros e esporões alcantilados, vulgarmente chamados de castros.

Daqui advém a designação de «Cultura Castreja», que será, porventura, um dos mais particulares e interessantes fenómenos de humanização da paisagem, de que o concelho de Lousada não é alheio. 

Com filiação neste período, isto é, com comprovada ocupação entre a Idade do Bronze Final e as primeiras décadas do século I d.C., são actualmente conhecidos no polígono concelhio dezasseis povoados, sendo o castro de São Domingos (Cristelos) o que mais se destaca, por um lado, pelo seu forte impacte visual na paisagem circundante, por outro, pelo seu aparato defensivo com quatro cinturas de muralhas, o que traduz-se numa superfície ocupacional que ronda os 16 hectares.

Os dados actualmente disponíveis possibilitam contabilizar em Lousada cinco povoados com ocupação do Bronze Final, a saber: o Alto dos Três Caminhos e Chã de Bouça das Cales, localizados na bacia hidrográfica do rio Sousa; Cabeço da Agrela, Alto das Cadeiras e Castro dos Mortórios, localizados na bacia hidrográfica do rio Mezio. O próprio Castro de São Domingos, com evidente ocupação pelo menos a partir do século IV a.C., poderá possuir um substrato neste período de alteração “cultural decorrente da introdução da metalurgia nesta região”. 

Ponta de seta recolhida no Cabeço da Agrela (Lustosa).
Ponta de seta recolhida no Cabeço da Agrela (Lustosa)

Um considerável número de povoados fortificados, com provável origem na Idade do Ferro, surge representado um pouco por toda a área geográfica do concelho. Destes, destacam-se pela sua imponência e localização estratégica de dominação da paisagem os seguintes povoados: Castro do Alto de Nevogilde (Nevogilde), Alto do Pinouco (Aveleda), Castro do Bacelo (Torno), Castro de Meinedo (Meinedo) e Castro de Pias (Pias), Monte Felgueiras (Caíde de Rei), Castro de São Gonçalo, localizado em lugar meeiro entre as freguesias de Lustosa (Lousada) e Raimonda, do vizinho concelho de Paços de Ferreira e, por fim, o Castro de São Domingos.

Castro de São Domingos (Cristelos). Perspectiva do quadrante Oeste.
Castro de São Domingos (Cristelos). Perspectiva do quadrante Oeste

Este povoado fortificado é detentor de quatro panos de muralhas e um fosso a Norte. Trata-se, sem dúvida, do maior e mais expressivo assentamento proto-histórico do concelho de Lousada. Foram aqui realizadas as primeiras escavações arqueológicas no Verão de 1994, tendo-se desenrolado ininterruptamente até 1999, tendo sido colocado a descoberto a quase totalidade de um “núcleo habitacional castrejo” e parte de um outro que lhe fica contíguo. O primeiro merece realce, pois revelou uma casa de planta circular de cobertura a colmo, com o característico pátio circundado por dois pequenos muros curvilíneos, vulgarmente conhecidos por “braços de caranguejo” ou “tipo pinça”, voltados para um pátio aberto e lajeado, dando acesso a outras dependências de que se destaca um provável forno e uma estrutura de planta quadrangular, com uma cronologia de finais do século I a.C., que aproveitou uma parcela do pano da cintura de muralha e do muro de delimitação do núcleo para se apoiar.

Vista parcial do Sector II do castro de São Domingos (Cristelos).
Vista parcial do Sector II do castro de São Domingos (Cristelos)

No sopé do povoado, passava uma via romana, considerada estruturante para o território, que provinha de Bracara Augusta (Braga) e se dirigia para Tongobriga (Freixo-Marco de Canaveses) com passagem por Magneto (Meinedo-Lousada). Este terá sido também um dos factores que levaram à permanência continuada no tempo deste povoado que terá evoluído talvez como pequeno vicus.

  • Ponta de seta recolhida no Cabeço da Agrela (Lustosa)
  • Vista parcial do Sector II do castro de São Domingos (Cristelos)
  • Castro de São Domingos (Cristelos). Perspectiva do quadrante Oeste
Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por