Lousada, 2017
Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade

Rede Pública de Abastecimento de Água

O abastecimento de água ao concelho de Lousada é feito por três sistemas de abastecimento designados como Norte, Sul e Nascente, abrangendo as atividades de adução, reserva, distribuição e controlo de qualidade. A atividade de adução ou transporte de água das zonas de captação para os reservatórios apenas é realizada no sistema Sul. A água consumida nos três sistemas é fornecida pela empresa Águas do Douro e Paiva, S.A. (AdDP), sendo esta empresa responsável pela captação, tratamento e transporte.

O Sistema Norte tem dois pontos de entrega de água, um em Lustosa e outro em Santo Estevão de Barrosas. Em Lustosa a água é fornecida pela AdDP sendo depois conduzida até aos reservatórios de Sousela e Lustosa (proximidade do Aterro). A condução até ao reservatório de Lustosa (aterro) é feita com recurso a uma Estação Elevatória, localizada na freguesia. A partir dos reservatórios a água é distribuída pelos consumidores.
Em Santo Estevão a água é entregue pela AdDP diretamente na conduta de distribuição a partir da rede do Município de Felgueiras.

O Sistema Sul é o único com adução ou transporte, uma vez que a água é fornecida pela AdDP numa conduta instalada nas proximidades de Lodares e depois conduzida até aos reservatórios da própria freguesia, de Boim e Mós (Silvares). A partir do reservatório de Lodares a água, para além de ser distribuída pelos diversos consumidores, é conduzida a uma Estação Elevatória localizada em Casais, que faz a elevação até Figueiras. Assim, neste sistema, a água é distribuída pelos consumidores a partir dos reservatórios de Lodares, Boim, Mós e Figueiras.

O Sistema Nascente tem dois pontos de entrega de água, um no reservatório do Torno e o outro diretamente na rede distribuição do Torno (parte alta). No primeiro ponto de entrega a água é fornecida pela AdDP sendo depois conduzida até aos reservatórios de Vilar do Torno e Alentém e de Alvarenga. A condução até ao reservatório de Alvarenga é feita com recurso a uma Estação Elevatória. A partir dos reservatórios a água é distribuída pelos consumidores. No segundo ponto de entrega, a água é entregue pela AdDP diretamente na conduta de distribuição a partir da rede do Município de Amarante.

Rede Pública de Abastecimento de Água
  • Reservatório de Boim
  • Reservatório de Lustosa
  • Reservatório de Mós
  • Reservatório do Torno
Reservatório de Boim
Reservatório de Lustosa
Reservatório de Mós
Reservatório do Torno
Próximos eventos
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por