Lousada, 2019
Ano Municipal da Educação

O projeto «SOLIDA – Rede de municípios para promoção da participação democrática dos imigrantes» foi financiado com o apoio da União Europeia ao abrigo do Programa “Europa dos Cidadãos”. 

Vertente 2 - Medida 2.2 "Redes de Cidades"

8 eventos foram realizados dentro deste projeto:

Evento 1
Participação: O evento envolveu 60 cidadãos, incluindo 3 participantes da cidade de Birgu (Malta), 3 participantes da cidade de Lousada (Portugal), 3 participantes da cidade de Erdut (Croácia), 3 participantes de Novo Mesto (Eslovénia), 3 participantes de Santa Pola (Espanha), 3 participantes de Neapoli-Sykies (Grécia).
Localização / datas: O evento aconteceu em Gioiosa Ionica (Itália) de 24/10/2017 a 26/10/2017.
Breve descrição: O objetivo do evento foi apresentar o parceiro acolhedor, apresentar todos os municípios participantes, apresentar políticas locais e nacionais relacionadas com a integração de imigrantes e apresentar o modelo italiano SPRAR. Durante o evento os participantes tiveram a oportunidade de trocar pontos de vista e adquirir conhecimentos sobre as políticas e práticas locais e nacionais italianas e melhorar os seus conhecimentos sobre os principais instrumentos da UE para promover a integração dos imigrantes a todos os níveis. O primeiro evento foi também a ocasião para acordar a metodologia de trabalho e planear outros eventos.

Evento 2
Participação: O evento envolveu 50 cidadãos, incluindo 6 participantes da cidade de Gioiosa Ionica (Itália), 2 participantes da cidade de Birgu (Malta), 1 participante da cidade de Lousada (Portugal), 2 participantes de Novo Mesto (Eslovénia), 2 participantes de Santa Pola (Espanha), 2 participantes de Neapoli-Sykies (Grécia).
Localização / datas: O evento aconteceu em Erdut (Croácia) de 12/12/2017 a 14/12/2017.
Breve descrição: O objetivo do evento foi melhorar o conhecimento e trocar boas práticas relacionadas com as atividades de voluntariado entre os imigrantes. Os municípios anfitriões organizaram várias oficinas e mesas-redondas com associações locais e voluntários que trabalharam durante a crise dos refugiados na Croácia. As associações locais apresentaram os seus projetos e os participantes discutiram sobre métodos que poderiam ser usados para envolver imigrantes em organizações de voluntariado e, assim, melhorar a sua participação social e cívica nas comunidades locais.

Evento 3
Participação: O evento envolveu 40 cidadãos, incluindo 6 participantes da cidade de Gioiosa Ionica (Itália), 1 participante da cidade de Birgu (Malta), 2 participantes da cidade de Erdut (Croácia), 2 participantes de Novo Mesto (Eslovénia), 2 participantes de Santa Pola (Espanha), 2 participantes de Neapoli-Sykies (Grécia).
Localização / datas: O evento teve lugar em Lousada (Portugal) de 14/02/2018 a 16/02/2018.
Breve descrição: O objetivo do evento foi melhorar o conhecimento sobre programas introdutórios que visam a aquisição de competências por parte dos imigrantes e discutir a primeira versão do Estatuto da Associação a ser estabelecida dentro do projeto. O parceiro de Portugal apresentou algumas boas práticas sobre como tornar os imigrantes cidadãos melhor preparados, capazes de contribuir para a sociedade. Além disso, foi organizado um workshop com o Centro Nacional de Apoio à Integração dos Migrantes e com o Conselho Português para os Refugiados. O Município de Gioiosa Ionica e o RECOSOL apresentaram a versão preliminar do Estatuto da Associação e recolheram observações e comentários de cada parceiro.


Evento 4
Participação: O evento envolveu 62 cidadãos, incluindo 7 participantes da cidade de Gioiosa Ionica (Itália), 2 participantes da cidade de Birgu (Malta), 3 participantes da cidade de Erdut (Croácia), 2 participantes de Novo Mesto (Eslovénia), 2 participantes de Lousada (Portugal), 3 participantes de Neapoli-Sykies (Grécia).
Localização / datas: O evento teve lugar em Santa Pola (Espanha) de 14/03/2018 a 16/03/2018.
Breve descrição: O objetivo do evento foi melhorar o conhecimento e trocar boas práticas sobre como os órgãos consultivos dos imigrantes podem estimular a participação democrática na imigração e melhorar as políticas de integração. Além da organização de uma mesa redonda com os especialistas e operadores locais com migrantes, o Município de Santa Pola organizou uma simulação no porto de Santa Pola sobre como os imigrantes devem ser salvos e assistidos quando se aproximam da costa de barco. Além disso, a parceria organizou uma sessão de trabalho para discutir a integração ao Estatuto da Associação.

Evento 5
Participação: O evento envolveu 50 cidadãos, incluindo 7 participantes da cidade de Gioiosa Ionica (Itália), 3 participantes da cidade de Santa Pola (Espanha), 2 participantes da cidade de Erdut (Croácia), 4 participantes de Novo Mesto (Eslovénia), 2 participantes de Lousada (Portugal), 2 participantes de Neapoli-Sykies (Grécia).
Localização / datas: O evento aconteceu em Birgu (Malta) de 11/04/2018 a 13/04/2018.
Breve descrição: O objetivo do evento foi apresentar as políticas locais e nacionais relacionadas com a integração de imigrantes com foco especial na participação cívica e democrática. Os participantes receberam informações sobre a situação das migrações em Malta. O Município de Birgu organizou também uma conferência com associações e especialistas para discutir a integração de migrantes irregulares na sociedade maltesa e o tráfico de migrantes em Malta. Além disso, os participantes adotaram a versão final do estatuto a ser aprovado por cada conselho municipal local.


Evento 6
Participação: O evento envolveu 46 cidadãos, incluindo 5 participantes da cidade de Gioiosa Ionica (Itália), 2 participantes da cidade de Santa Pola (Espanha), 1 participante da cidade de Erdut (Croácia), 2 participantes de Novo Mesto (Eslovénia), 2 participantes de Lousada (Portugal), 2 participantes de Birgu (Malta).
Localização / datas: O evento ocorreu em Neapoly Sykies (Grécia) de 27/06/2018 a 29/06/2018.
Breve descrição: O objetivo do evento foi apresentar as políticas locais e nacionais relacionadas à integração de imigrantes com foco especial na perceção dos cidadãos locais quando se trata de promover a participação democrática dos imigrantes. O município de acolhimento organizou várias reuniões, seminários e discussões abertas com especialistas e associações: Ministério das Políticas de Imigração, UNCHR, apresentação de projetos locais relacionados com a integração de imigrantes nas escolas. Foi organizada uma sessão para discutir as relações com os imigrantes e os governos locais, Conselho de Integração da Imigração. Os parceiros também discutiram o estado da aprovação do Estatuto pelos conselhos locais.


Evento 7
Participação: O evento envolveu 50 cidadãos, incluindo 7 participantes da cidade de Gioiosa Ionica (Itália), 2 participantes da cidade de Santa Pola (Espanha), 2 participantes da cidade de Erdut (Croácia), 2 participantes de Neapoly Sykies (Grécia), 1 participante de Lousada (Portugal), 3 participantes de Birgu (Malta).
Localização / datas: O evento aconteceu em Novo Mesto (Eslovénia) de 03/10/2018 a 5/10/2018.
Breve descrição: O objetivo do evento era informar as partes interessadas locais e nacionais que trabalham nas políticas de imigração na Eslovénia e discutir a ampliação da rede. O Município de Novo Mesto organizou várias sessões de trabalho e reuniões para trocar pontos de vista, melhores práticas e estimular a discussão entre parceiros: reunião com o Instituto Esloveno de Migração, Instituto da Paz, Serviço de Emprego na Eslovénia, Cruz Vermelha de Eslovénia, Gabinete do Governo para o Apoio e Integração de Imigrantes. Os participantes também conheceram as políticas de integração no sistema escolar e os trabalhos das associações locais e casas de asilo na Eslovénia.


Evento 8
Participação: O evento envolveu 61 cidadãos, incluindo 2 participantes da cidade de Novo Mesto (Eslovénia), 4 participantes da cidade de Santa Pola (Espanha), 2 participantes da cidade de Erdut (Croácia), 3 participantes de Neapoly Sykies (Grécia), 1 participante de Lousada (Portugal), 3 participantes de Birgu (Malta).
Localização / datas: O evento aconteceu em Gioiosa Ionica (Itália) de 04/12/2018 a 05/12/2018. Breve descrição: Estabelecimento oficial da Associação Solida, (assinatura do ato de estabelecimento) e organização da primeira Assembleia Geral da Associação. Organização da conferência final para apresentar da associação e dos resultados do projeto.

Publicação Digital

 

Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por