Lousada, 2019
Ano Municipal da Educação

Tele-Encounters

"Tele-Encounters" é uma plataforma de investigação artística que tem o propósito de explorar as relações familiares no contexto de migração e contribuir para o desenvolvimento da telepresença (presença mediada por tecnologia) como linguagem artística. No seguimento das entrevistas conduzidas com imigrantes romenos na Espanha e Portugal, com imigrantes espanhóis em Portugal e com imigrantes portugueses na Espanha e também com as suas famílias que ficaram para trás, realizaremos um espetáculo de teatro telemático e uma exposição de filmes curtos em 360˚.

O espetáculo de teatro será construído na interacção online dos atores que vivem na Roménia e na Espanha, conectados em tempo real por vídeo-conferências e animações Kinect. Em ambos os países haverá um público que será presente fisicamente, enquanto o espetáculo será transmitido ao vivo na Internet. Tendo em vista de perto a relação entre um/uma adolescente da Roménia e o seu progenitor que emigrou para a Espanha, o espetáculo facilitará um debate ao vivo no final de cada espetáculo sobre o tema da migração, da família e da Internet, que será aberto à intervenção do público de ambos os países.

A exposição de filmes será realizada em resposta a uma selecção de entrevistas e consistirá em curtas-metragens em 360˚ (visualizadas em formato VR) no tema da migração entre Espanha e Portugal. Os filmes serão executados por um realizador, quatro atores e uma empresa multimídia de Portugal. A imersão VR significa que a pessoa que experimenta o filme está rodeada pelo universo vídeo realizado por artistas, o que pode aumentar a empatia e a sua identificação com os migrantes e com as experiências destes. Apesar de realizados em Portugal, os filmes serão acessíveis também através de auscultadores VR na Roménia e na Espanha e no YouTube 360˚.

A nossa investigação artística será divulgada no mundo académico através de workshops e conferências para estudantes, de um livro dedicado ao projeto e no âmbito de um simpósio com o tema da telepresença. O público não-académico será convidado a participar nas duas conferências organizadas na exposição de filme e acessar a nossa documentação online.

 

Objetivos

  • Explorar a telepresença como elemento da linguagem artística, visto que ela terá grande impacto sobre o modo no qual o teatro será realizado e recebido no próximo futuro.
  • Diversificar e alargar o público por transmissões ao vivo e por aproximação de temas relevantes para grupos que são insuficientemente representados pelos institutos de cultura dos nossos países (migrantes, famílias que ficaram para trás e pessoas com idades entre 16 e 25 anos), facilitando assim a sua inclusão social e participação cultural.
  • Explorar a dinâmica das relações entre os membros das famílias separadas por migração, assim contribuindo para a investigação na matéria de migração e para os estudos de comunicação através de Internet.
  • Facilitar a formação de contatos profissionais e trocas de conhecimentos entre os profissionais interessados em telepresença, definindo também um modelo digital de cooperação internacional.

Familiarizar os jovens artistas com uma forma interdisciplinar de criação digital, ajudando-os assim a satisfazer uma necessidade crescente de novidade e competência tecnológica no mercado internacional.

Próximos eventos
Lousada no Facebook
© 2013 Cm Lousada Todos os direitos reservadosDesenvolvido por