Atividades de Enriquecimento Curricular
As Atividades de Enriquecimento Curricular procuram garantir a todos os alunos do 1.º ciclo, de forma gratuita, a oferta de um conjunto de aprendizagens enriquecedoras do currículo, e ao mesmo tempo, promover a articulação entre o funcionamento da escola e a organização de respostas sociais no domínio do apoio às Famílias.
Durante o ano letivo 2022/2023, os alunos do 1.º ciclo têm à disposição Atividades de Enriquecimento Curricular que permitem estender o horário de permanência nas escola até às 17h. A coordenação deste projeto está a cargo da Câmara Municipal que, mais uma vez, estabeleceu parcerias com o Conservatório Vale do Sousa, com a empresa municipal Lousada Século XXI e a Federação Portuguesa de Xadrez.
Este ano letivo, as Atividades de Enriquecimento Curricular sofrem algumas alterações com o reforço na Música, o regresso da Expressão Dramática e a continuidade na Atividade Física Desportiva com as bicicletas. As aulas de natação regressam para os alunos do 3.º e 4.º ano, até à interrupção do Carnaval, e depois para o 1.º e 2.º ano.
A Musicoterapia mantem-se para alunos com medidas de suporte de aprendizagem e inclusão, com o objetivo primordial estimular o movimento cognitivo, através de técnicas musicais.
Atividades Lúdico-Expressivas – 1.º e 2.º ano – 2 horas por semana
As Atividades Lúdico Expressivas desenvolvem a criatividade através das Expressões Plástica e Dramática na forma brincada. São essenciais para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças.
Expressão Dramática – 3.º ano – 2 horas por semana
A expressão dramática visa desenvolver naos alunos competências pessoais, relacionais, cognitivas e técnicas que lhes permitam expressar-se criativamente, improvisando e interpretando o mundo. Neste processo de aprendizagem os alunos devem desenvolver continuamente a utilização do corpo, da voz e imaginação, enquanto veículos de expressão e comunicação. Desenvolvendo assim, capacidades sociais que lhes permitem a segurança para a exposição do seu eu, ao outro.
Atividade Física e Desportiva – do 1.º ao 4.º ano – 2h por semana (metade do ano)
As Atividades físicas e Desportivas desempenham um papel fundamental na integração e crescimento físico, mental e emocional das crianças, funcionando também como controlo da ansiedade.
Cabe ao professor orientá-las acompanhando as competências, objetivos e finalidade de cada modalidade abordada ao longo da vida escolar.
Escola a Pedalar
Escola a Pedalar é um programa educativo, não formal, que leva o ensino do pedalar a todos os alunos do 1º ciclo. As atividade são desenvolvidas nas escolas, no horário da atividade física e desportiva. Envolvendo áreas como a segurança rodoviária, a mecânica e o ensino do pedalar contribuirá para a formação cívica e desportiva das crianças.
Natação - do 1.º ao 4.º ano – 2h por semana (metade do ano)
A natação é uma modalidade desportiva que movimenta todos os músculos e articulações do corpo e proporciona benefícios físicos, sociais, terapêuticos e recreativos.
Neste domínio o principal trabalho efetuado está focado na adaptação ao meio aquático através de movimentos coordenados e em equilíbrio no meio aquático. Pretende-se que no final do ano letivo o aluno consiga estar e deslocar-se na água executando as técnicas de nado de Crol e Costas, respeitando as regras de segurança e ética desta modalidade.
Xadrez – 4.º ano – 1h por semana
A prática do Xadrez promove a melhoria das capacidades de cálculo mental, de concentração, de autocontrolo e gestão da ansiedade, todas elas essenciais para o alcance de melhores resultados escolares por parte dos alunos.
Música – do 1.º ao 3.º ano – 1h por semana, 4.º ano – 2h por semana
A Música desenvolve o raciocínio, a criatividade, a autonomia, a concentração e exercita a consciência rítmica e estética pelo que deve fazer parte do processo de ensino/aprendizagem. Cria um campo propício para a imaginação e favorece a socialização dos indivíduos.
Musicoterapia
Destinada a alunos com medidas de suporte aprendizagem e inclusão, a Musicoterapia pretende estimular o desenvolvimento cognitivo através de técnicas musicais.