-
Início
-
Serviços
-
Cultura
-
Projetos Europeus
- Guidance
Guidance
A orientação vocacional e de carreira tem um forte impacto na inclusão social, uma vez que permite um melhor acesso ao emprego, maior bem-estar e aumento de competências. Tem ainda o potencial de desempenhar um papel importante no apoio à juventude para tomar decisões bem informadas sobre as suas carreiras futuras. É particularmente relevante para crianças e jovens em idade escolar e estudantes com necessidades especiais e/ou de meios socioeconómicos desfavorecidos.
A pandemia de Covid-19 trouxe dificuldades generalizadas no domínio da educação e formação. O sector da educação demonstrou grande coragem, força e poder inovador para enfrentar a súbita mudança para o ensino online e à distância, orientação de carreira e coaching. No entanto, as crianças e os jovens depararam-se com menos oportunidades para participar em sessões de orientação e coaching. Como resultado disto, as pessoas que trabalham no domínio da orientação profissional experimentaram novas formas de orientação e interação, principalmente através de ferramentas e métodos digitais.
Os desafios identificados têm sido muitos e neste momento existem grandes lacunas no que se refere a conhecimento teórico e boas práticas de criação de ambientes digitais que funcionem bem, sejam tangíveis e inclusivos. Deste contexto e das amplas necessidades de aumentar o conhecimento sobre os métodos e praticas digitais de orientação vocacional e de carreira surgiu o projeto #Guidance.
O projeto #Guidance teve início a 1 de Abril de 2021 e será implementado durante 24 meses. O principal objetivo é melhorar as condições para que os países/organizações parceiras implementem uma orientação vocacional e de carreira em modo digital eficiente e inclusiva para jovens e adultos jovens.
A longo prazo, espera-se que o projeto contribua para:
- Promover a inclusão social e a igualdade na orientação profissional em todo o sistema educativo.
- Promover que mais jovens e estudantes completem a sua educação e aumentem as suas oportunidades de conseguir um emprego.
- Promover que mais jovens e estudantes façam escolhas vocacionais bem pensadas.
- Dotar o pessoal escolar das competências e instrumentos necessários para que possam contribuir para maior capacidade de escolha dos estudantes, de uma forma inclusiva.
- Aumentar a perceção de saúde e esperança no futuro entre os jovens e os estudantes.
Mais informações podem ser consultadas no website do Projeto, disponível aqui.