-
Início
-
Serviços
-
Comunicação
- Identidade Corporativa
Identidade Corporativa
No actual contexto territorial, os municípios confrontam-se constantemente com novos desafios, caracterizados por dinâmicas concorrenciais próprias, ao nível da captação de investimento, localização de empresas que criem novas oportunidades de emprego, infra-estruturas e demais condições que possibilitem uma melhoria na qualidade de vida dos munícipes; bem como, atracção de eventos culturais, desportivos, entretenimento e lazer, que estimulem fluxos de visitantes e subsequentemente criem um efeito de alavanca no desenvolvimento económico e social local.
Neste sentido, a temática relacionada com a estratégia de comunicação do município ganha especial relevância, enquanto vector de potenciação do posicionamento e atributos associados a um determinado espaço geográfico. Assim, procedeu-se ao desenvolvimento de um novo logótipo do Município de Lousada com o objectivo central de reforçar atractividade integrada do território.
Dossier de Identidade Corporativa
A construção do presente logótipo foi desenvolvida tendo em atenção os conceitos/atributos fundamentais que estão associados ao Município de Lousada – a tradição e a modernidade, ou seja, a riqueza patrimonial ”quintas senhoriais que remontam aos séculos XVII e XVIII, a época áurea da aristrocracia rural... as igrejas e solares majestosos, as pontes, o aqueduto e a torre dos mouros”; a natureza, um concelho banhado por dois rios, uma serra, terrenos férteis e espaços verdejantes onde abunda a água e a floresta; e o facto de ser o concelho com a população mais jovem a nível nacional e um dos mais jovens a nível internacional.
Assim, o logótipo pretende transmitir uma imagem simbólica, icónica da riqueza histórica e da jovialidade ou modernidade, através da representação de uma silhueta estilizada do elemento democratizador/unificador do município (Paços do Concelho) inserido em dois planos geométricos que sugerem dois momentos temporais – passado e presente; e da representação tipográfica (Din Regular e Light) e cromática verde e azul (Pantone 376C e 3145C) bastante modernas e actuais.
O símbolo (Paços do Concelho) que se destaca pela sua dimensão, jogo de planos e cromatismo é articulado com a designação principal (Lousada) e secundária (Município). Uma composição simples, composta por uma linha de força vertical, mas ainda assim muito dinâmica e equilibrada. As linhas das extremidades dos dois planos que estão ligeiramente deslocadas da sua orientação vertical ajudam a compensar uma certa rectilinearidade.
A opção cromática verde (Pantone 376C) teve por base a beleza paisagística associada ao conceito de turismo de natureza, muito presente no actual contexto ecológico e que encontra argumentos robustos no perímetro geográfico do Município de Lousada.
Em relação ao azul, a opção é fundamentada no forte sentido conotativo com bem-estar, quer do munícipe quer do visitante, bem como, pela generalizada associação existente no universo turístico por parte do visitante em relação à cor azul. Concretamente o Pantone 3145C, possui um cromatismo muito particular que mantêm viva a essência de bem-estar, mas que facilmente nos remete para espaços terrestres e possibilita uma rápida diferenciação mental em relação aos espaços “marítimos”.
Assim, esta conjugação permite a criação de um universo imaginário muito dinâmico, jovial e moderno, que reflecte o quadro de atributos do território de Lousada.