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Na Linha do Tempo
Na Linha do Tempo – Programa Pedagógico resulta da experiência desenvolvida ao longo de vários anos de envolvimento do Gabinete do Património e Arqueologia da Câmara Municipal de Lousada em ações pedagógicas promovidas numa estreita colaboração com as escolas do concelho.
Procurando aproximar as áreas de atuação deste Gabinete dos planos curriculares do ensino básico, pretende-se com este Programa Pedagógico diversificar a oferta letiva, incidindo sobre o 4.º, 5.º e 6.º anos (1.º e 2.º Ciclos), com o objetivo de acompanhar a evolução dos alunos durante uma fase especialmente exigente para a formação da consciência de Património e de História local e nacional.
O objetivo principal do programa consiste em promover a defesa e a valorização do património e da história do concelho, integrando sempre as realidades locais no plano dos contextos nacionais. O projeto define-se como uma componente extracurricular de abordagem histórico-cultural, através de medidas de observação e análise, visita interpretada, de investigação, de registo e de recolha de informações determinantes para o conhecimento do passado local.
As várias ações propostas oferecem diferentes perspetivas de divulgação e de conhecimento do património local, propiciam a análise crítica da história das freguesias, do concelho e do país, assim como, dos seus elementos patrimoniais e a aprendizagem de conceitos artísticos, sempre através de uma vertente lúdica. Pretende-se, deste modo, alcançar uma maior sensibilização para as questões da preservação e valorização do património local e da arte junto da comunidade escolar.
Entendendo que a Escola se afirma como ponto privilegiado para o encontro com o conhecimento, proporcionando a ligação entre todas as áreas do saber, sob a orientação do professor – que transmite e coordena o ritmo de aprendizagem –, considerou-se:
- A oportunidade de acrescentar três novas propostas de atividade dentro da esfera da oferta pedagógica do Gabinete do Património e Arqueologia.
- Proporcionar à Escola (professor e alunos) a possibilidade de optar por diferentes ações, gerindo a marcação de data conforme os ritmos da aprendizagem.
Cada turma poderá escolher uma das atividade apresentadas.