Paisagem Protegida Local do Sousa Superior
Está na sua natureza
A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior é composta por uma rica e diversificada matriz territorial agroflorestal de 1609 hectares, grosso modo correspondendo ao vale do rio sousa e aos seus nove tributários, abrangendo administrativamente oito freguesias, a saber a Freguesia de Aveleda, a Freguesia de Caíde de Rei, a Freguesia de Macieira, a Freguesia de Meinedo, a Freguesia de Torno, de Vilar de Torno e Alentém, a União de Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga e a União de Freguesias de Cernadelo, São Miguel e Santa Margarida representando, no global, quase metade da população residente de Lousada.
O vale do Rio Sousa, no concelho de Lousada, caracteriza-se por uma organização fragmentada
Este é um território profundamente moldado pela mão humana, no qual os métodos e sistemas agrícolas tradicionais são ainda hoje mantidos, como a lavra com burro, a moagem tradicional do cereal em moinho de água ou a compartimentação das parcelas agrícolas com a vinha do enforcado. A história deste território está também patente nas quintas solarengas e respetivos jardins históricos, que polvilham o território com importantes elementos do paisagismo e da arquitetura, marcas de outros tempos, de profícua atividade agrícola. A natureza foi também generosa com esta área, que nela encerra um vasto leque de recursos naturais valiosos, como a água e solos de qualidade, relevante geodiversidade, bem como uma expressiva biodiversidade.
O vale do Sousa alberga mais de 300 espécies botânicas e aproximadamente 150 espécies de vertebrados, salientando-se a ocorrência de mais de meia centena de espécies com particular valor para a conservação, como endemismos ibéricos, espécies protegidas ou com estatuto de conservação desfavorável. Todo o património natural e cultural, razão primária justificativa da criação desta área protegida, urge proteger, encontrando-se atualmente ameaçado pela pressão urbanística, pelo progressivo abandono das práticas tradicionais e por uma generalizada desvalorização do legado rural e natural.
Os trabalhos do processo participativo para criação desta paisagem protegida envolveram a participação ativa de mais de 600 lousadenses sendo um presságio do acolhimento que a paisagem protegida detém e do compromisso de uma gestão participada que se responsabiliza no território.
A Paisagem Protegida assume a missão de salvaguarda ambiental, mas também de exercício de cidadania participativa, ao pretender envolver a população e agentes territoriais na gestão deste território tem como objetivo último a promoção integrada da sustentabilidade do vale do Sousa Superior, interagindo positivamente em claros benefícios sociais, económicos e ambientais.
Contatos:
Paisagem Protegida Local do Sousa Superior
Email: paisagemprotegida@cm-lousada.pt | Telf. 255 820 500
- Mapas de delimitação da PPLSS