área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Património e Arqueologia
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Ara romana de Santo Adrião (Silvares)
Constituído na sequência da elaboração da Carta Arqueológica do Concelho de Lousada, em 1992, o Gabinete Municipal de Arqueologia foi criado com o propósito de proceder ao levantamento, ao estudo e à gestão do património arqueológico concelhio.
Ao longo de mais de duas décadas de atividade, o Gabinete de Património e Arqueologia tem procurado pautar a sua atuação por um conjunto de intervenções selectivas destinadas à promoção e divulgação da investigação científica na área geográfica do concelho de Lousada. Destes trabalhos, a maioria dos quais enquadráveis cronologicamente na Idade do Ferro e na Época Romana, é de salientar as várias campanhas de escavações arqueológicas levadas a cabo, desde meados da década de 90 do século XX, no Castro de S. Domingos, vulgo Monte de S. Domingos, localizado na freguesia de Cristelos; a intervenção na “Casa Romana” também na freguesia de Cristelos; e ainda as sondagens de averiguação desenvolvidas nas proximidades da Quinta dos Padrões (freguesia de Meinedo), na sequência do Estudo de Impacto Arqueológico para o alargamento da Linha Férrea do Douro.
Os trabalhos arqueológicos desenvolvidos pelo Gabinete de Património e Arqueologia estão orientados para um conjunto de projetos considerados estruturantes para o futuro da arqueologia concelhia, destacando-se, a título de exemplo, a recente revisão da Carta Arqueológica do Concelho de Lousada, desenvolvida no âmbito da atualização do Plano Diretor Municipal e ainda a edição da revista Oppidum. Para além desta área de trabalho, o Gabinete de Arqueologia tem vindo igualmente a desenvolver, em estreita ligação com os serviços técnicos municipais, ações de intervenção destinadas à salvaguarda e preservação do património arqueológico detetado em contexto de acompanhamento arqueológico de obras municipais.