Plano Municipal de Leitura
O Município de Lousada assumiu em 2015 uma estratégia integrada para a sustentabilidade que passou a orientar todos os trabalhos e projetos ambientais, assente em cinco principais pilares: educação ambiental e divulgação científica, investigação e conservação da biodiversidade, programa de envolvimento social, ações infraestruturais e agenda de sustentabilidade interna.
Neste contexto nasceu o Plano de Leitura Ambiente, em articulação com parceiros locais – escolas, bibliotecas, famílias e coletividades – e entidades externas – universidades, museus e organizações não-governamentais –, constituindo-se como instrumento fundamental de promoção local da leitura e de literacia ambiental, sob coordenação do Vereador da Cultura e do Ambiente, Dr. Manuel Nunes.
Objetivos
Promover hábitos de leitura e de literacias num processo de desenvolvimento pessoal e social, assente em valores científicos;
Simplificar e ampliar o acesso ao livro como fonte de conhecimento científico e de valorização pessoal;
Incentivar a leitura em contexto familiar;
Estimular a qualidade literária, a imaginação, a sensibilidade estética e a curiosidade científica;
Difundir o conhecimento, cientificamente avalizado, da realidade ambiental do território.
Ação
A dinâmica estabelecida incorpora a edição e divulgação de obras literárias, conhecimento do território local e reforço do fundo documental das bibliotecas escolares e dos espaços de leitura disponibilizados em todo o concelho por estabelecimentos comerciais e coletividades, surgindo como estratégia agregadora, atraindo escritores e ilustradores de reconhecida dimensão nacional na produção de narrativas inéditas de literatura infantojuvenil centradas na temática ambiental, mas sempre sob o prisma local. Biodiversidade, alterações climáticas e sustentabilidade dos recursos naturais são assuntos versados nas diversas obras que, concluído o processo de edição, são oferecidas anualmente a todos os alunos do sistema público e privado que, em Lousada, frequentem o ensino pré-escolar, o 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo de ensino, o 6.º ano do 2.º ciclo de ensino, o 9.º ano do 3.º ciclo de ensino e o 10.º e 12.º anos do ensino secundário.
O programa abarca alunos do ensino regular, vocacional ou profissional. O ciclo editorial apresenta periodicidade trianual, findo o qual novas obras são publicadas, sempre precedidas de um aprofundado processo participativo envolvendo educadores, professores, professores bibliotecários, técnicos autárquicos da área da cultura e do ambiente e investigadores externos. Todas as obras têm por base a informação científica produzida a partir da investigação desenvolvida pelo Setor de Conservação da Natureza e Educação Ambiental do Município de Lousada, em articulação com a academia e diversas organizações não-governamentais.
Visando a maior diversidade possível em matéria literária, as obras versam diferentes tipologias literárias: conto, escrita epistolar e informativa, romance juvenil e novela gráfica.
O projeto compreende ainda um programa de atividades para a apropriação das obras por parte da comunidade educativa, no plano curricular ou na componente de formação cívica e social. Entre as diversas iniciativas do programa educativo, que pretendem exponenciar a relação da comunidade com os livros, salientam-se:
Concurso Ler Lousada (www.cm-lousada.pt/p/ler-lousada), competição anual, literária e de ilustração, que desafia à exploração literária e criativa em contexto familiar e de sala de aula, premiando e distinguindo publicamente os melhores trabalhos de cada nível de ensino;
Ciclo de oficinas de escrita criativa Penso, logo escrevo orientadas pelos autores junto de alunos, professores e famílias;
Oficinas temáticas de exploração científica das obras literárias em contexto de Educação Ambiental através do Programa BioEscola (www.cm-lousada.pt/p/bioescola);
Sessões de leitura (literária e científica) com os autores e/ou investigadores na área ambiental;
Ciclo de exposições de artes visuais, representações dramáticas, prolongamento dos enredos e, inclusive, edição impressa de reescrita das obras do Plano de Leitura Ambiente.
Incremento do conceito de biblioteca verde, fundo documental específico sobre a temática ambiental, com obras literárias, científicas e informativas em diversos suportes, dando consistência e amplitude a projetos de escola na mesma área.
Programa científico
O programa científico, cuja produção editorial inclui exclusivamente publicações enquadráveis na temática ambiental, assenta na produção de conteúdos inéditos de caráter divulgativo e científico de edições monográficas e publicações de caráter periódico. Enquanto os estudos monográficos versam em exclusivo a realidade local, as edições periódicas incorporam anualmente artigos de âmbito local, nacional e internacional, em língua portuguesa, castelhana e inglesa, quer de investigação, revisão e divulgação, quer comentários, notas e novas perspetivas, de acordo com a apreciação desenvolvida pelos gestores editoriais.
Com vista à divulgação alargada dos conteúdos editados, as edições periódicas, das quais a revista Lucanus – Ambiente e Sociedade é exemplo, encontram-se integralmente disponibilizadas em versão digital (e.g. www.lucanus.cm-lousada.pt/). As edições em formato papel são permutadas com todos os municípios do país, assim como com museus, universidades, institutos, bibliotecas e arquivos e diversas entidades estrangeiras com os quais existem acordos de permuta firmados. Localmente, integram o acervo bibliográfico de todas as bibliotecas, Juntas de Freguesia e postos de leitura distribuídos pelo concelho.
As publicações em formato físico são objeto de divulgação local, nomeadamente pelo programa BioLousada (www.cm-lousada.pt/p/biolousada), integrando-as em atividades de sensibilização ambiental que envolvem os cidadãos na valorização e proteção dos valores naturais do território.
Resultados
Ao longo dos cinco anos iniciais, o programa educativo publicou 11 obras originais, com tiragens médias de 3.000 exemplares, algumas com segundas edições, num total de 35.500 exemplares. Destes, 25.548 foram diretamente oferecidos a alunos e docentes em contexto escolar e outros 1.126 exemplares distribuídos por bibliotecas escolares, postos de leitura e oferecidos em ações de formação de professores, sessões de leitura, oficinas de escrita criativa e sessões de apresentação pública das obras editadas. No total, mais de uma dezena de autores e outros tantos ilustradores, escolhidos após auscultação a professores e professores bibliotecários em função da bibliografia relevante nos respetivos escalões etários, colaboraram no projeto editorial, conferindo-lhe credibilidade e robustez cultural.
No caso do programa científico, foram editadas duas publicações: Lousada Geológico (2016) e revista Lucanus – Ambiente e Sociedade (1.º volume em 2017), esta última de caráter periódico, com quatro números editados, com a chancela da Secretaria de Estado do Ambiente, da Agência Portuguesa do Ambiente e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. No total foram produzidos 2.750 exemplares destas obras, encontrando-se a maioria esgotada na sua versão física.
Um dos aspetos mais relevantes consiste na diversidade de parcerias, a nível local, nacional e internacional, com o intuito de promoção e divulgação do projeto e replicação dos princípios e métodos associados.
De entre os vários protocolos estabelecidos, destaca-se a parceria com a Rede de Bibliotecas de Lousada e, através dela, com os diversos agrupamentos escolares; com a Rede de Bibliotecas Escolares; Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e Plano Nacional de Leitura, este último através do Plano Local de Leitura de que o Plano de Leitura Ambiente da Câmara Municipal de Lousada constitui um dos projetos piloto, em termos nacionais.
Em 2019, o projeto ganha relevo na Comunidade de Países de Língua Portuguesa através do protocolo entre o Município e o Governo da Região do Príncipe (Reserva da Bioesfera da UNESCO), em São Tomé e Príncipe, tendo em vista a diversificação de práticas de leitura inclusiva e a promoção dos níveis de literacia ambiental, enquanto forma de promover o desenvolvimento local sustentável.
Em termos de impacto pedagógico mensurável, o Plano de Leitura Ambiente ganha particular relevância junto das gerações mais jovens. A experiência empírica dos professores e educadores revela que este público-alvo, face ao período anterior ao Plano, se apresenta agora notoriamente mais predisposto para a exploração do livro, enquanto objeto de leitura e ferramenta de partida para novas e diferentes explorações temáticas, quando confrontados com essa possibilidade. Desta aferição se depreende a importância de fazer acompanhar o plano literário de um plano pedagógico integrador e coerente, que envolva os diversos agentes educativos na exploração das obras.
No que respeita à causa ambiental, as crianças e jovens mais assíduos na leitura, ou mais dedicados ao Plano de Leitura Ambiente – mas também ao programa BioEscola – demonstram conhecimentos de ecologia em idade mais precoce, maior sensibilidade ambiental, maior reconhecimento da biodiversidade local (que, de outra forma, se encontra muitas vezes enviesado com as grandes produções televisivas/impressas e documentários que versam sobre ecossistemas alóctones) e uma maior predisposição para a ação ambiental, que se perceciona pela maior participação em programas de voluntariado ambiental ou pela maior adesão a iniciativas relacionadas com a diminuição da pegada ecológica individual.
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