Agende uma recolha gratuita com os serviços responsáveis, ligue 800 207 213.
Perguntas Frequentes
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Como devo proceder para ser efetuada a recolha gratuita dos monos & monstros?Categorias
- Abastecimento de Água, Saneamento e Resíduos Sólidos Urbanos
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Como faço para solicitar o serviço de abastecimento de água?
O contrato de prestação de serviços de aa/asr/rsu pode ser celebrado mediante preenchimento do formulário disponível na página do município (formulários e requerimentos | cm lousada (cm-lousada.pt)) e de acordo com os seguintes critérios:
- proprietário – mediante apresentação do documento de legitimidade - caderneta predial/ registo predial ou escritura;
- arrendatário/usufrutuário – com contrato de arrendamento/comodato devidamente redigido, onde conste a morada correta para a instalação, licença de utilização do imóvel e número matricial do imóvel;
Os critérios acima referidos aplicam-se a utilizadores domésticos e não-domésticos. Os utilizadores não-domésticos, nomeadamente empresas ou associações coletivas, devem apresentar também a certidão comercial permanente (empresas, condomínios) e/ou a ata de constituição (associações, empresas de condomínio)
Se se tratar de um local onde já existe contador, deve ser indicado o número da instalação do local.
Todas as situações mencionadas podem ser solicitadas por uma terceira pessoa, desde que apresente uma procuração com legitimidade para o efeito.
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Como posso aderir à fatura eletrónica?
A adesão à fatura eletrónica pode ser solicitada por e -mail para ambiente@cm-lousada.pt indicando o número de consumidor ou por preenchimento de formulário junto do atendimento ao munícipe.
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Como posso comunicar uma avaria na rede de abastecimento de água (falta de pressão, avaria no contador, rutura de condutas, etc)?
A comunicação de avarias no sistema de abastecimento de água seja por motivo de interrupção de fornecimento, falta de pressão ou rutura de coletor ou conduta pode ser feita em formulário próprio ou por comunicação através do número de avarias (Piquete) que se encontra discriminado na fatura do consumidor.
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como posso fazer deposição no ecocentro para ter desconto na fatura de rsu?
A deposição no Ecocentro deve ser solicitado através de preenchimento de formulário disponível disponível em Formulários e Requerimentos. Após o pedido, para a deposição de lixo no Ecocentro deve ser feito no horário estabelecido: 2.ª feira: 14h00 - 18h30 / 3.ª feira: 10h00 - 12h00 e 14h00 - 18h30/ Sábado: 10h00 - 12h00 e 14h00-16h30.
Pode consultar toda a informação sobre a participação no projeto Lixo sustentável com deposição de resíduos no ecocentro na página Lixo Sustentável.
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Como posso fazer para regularizar o pagamento de faturas em atraso?
As faturas fora do limite de pagamento podem ser liquidadas no serviço de Tesouraria do Município de Lousada.
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Como posso fazer para solicitar o pagamento das minhas faturas por débito direto?
O pedido de pagamento por débito direto pode ser feito mediante preenchimento do formulário próprio – Autorização SEPA – e entregue juntamente com o comprovativo de iban onde conste o nome do titular de conta.
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Onde posso consultar as condições contratuais do contrato de abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha de resíduos urbanos?
As condições contratuais podem ser consultadas aqui, a qualquer momento, e fazem parte integrante do contrato a celebrar com o município de Lousada.
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O que posso fazer para alterar a taxa de saneamento com poço? Não tenho poço e estou a pagar a tarifa.
Para comprovar que a instalação apenas é servida pela rede pública de abastecimento de água, deve solicitar o pedido de Inspeção à Rede através de formulário próprio. Comprovada a situação pela verificação de um dos técnicos da autarquia é atualizada a tarifa.
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O que preciso para fazer uma alteração de titular de contrato de prestação de serviços?
Os requerimentos necessários para alteração de titular estão disponíveis na página do município e é necessário o preenchimento do formulário de denúncia e contrato de prestação de serviços.
Para solicitar a alteração de titular de um contrato de água, saneamento e resíduos urbanos, deve fazer-se acompanhar do cartão de cidadão, escritura de compra e venda do imóvel ou fotocópia simples atualizada do registo predial emitido pela conservatória e indicar o número da instalação do contador ou apresentar a fatura do anterior titular.
Caso seja arrendatário, para solicitar a alteração de titular de um contrato de água, saneamento e resíduos urbanos, deve fazer-se acompanhar do cartão de cidadão, o contrato de arrendamento válido e devidamente assinado devendo constar neste o artigo matricial, descrição da conservatória do registo predial e morada completa do local da instalação, deve ainda, indicar o número da instalação do contador ou apresentar a fatura do anterior titular.
Nota: o pedido de alteração de titularidade de contrato implica sempre e obrigatoriamente a denúncia do contrato pelo titular anterior.
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Posso, sendo emigrante, solicitar a suspensão de pagamento da fatura da água durante o período da minha ausência?
De acordo com o regulamento e a tabela de taxas em vigor é possível solicitar a suspensão de serviço por desocupação temporária do imóvel, através de preenchimento de requerimento. O pedido pode ser efetuado pelo titular do contrato ou procurador, devendo sempre apresentar a leitura do contador à data da suspensão. A suspensão tem lugar a pagamento de taxas.
O pedido de reinicio de ligação pode também ser efetuado pelo próprio ou pelo seu procurador (com apresentação da procuração) através do requerimento próprio e implica o pagamento de uma taxa.
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Quais são documentos necessários para efetuar uma denúncia de contrato?
A Denúncia de Contrato é efetuada por desocupação do imóvel, cessação de contrato de arrendamento ou por óbito do Titular através de formulário próprio. Para o efeito, deve ser indicado a leitura à data da denúncia. No caso de denúncia por óbito do titular deve o mesmo ser efetuado pela cabeça de casal de herança, apresentando o documento comprovativo (habilitação de herdeiros).
No caso de o local ter sido desocupado e não existir denúncia pelo titular de contrato, a denúncia pode ser efetuada pelo proprietário do imóvel apresentando para isso a certidão predial/registo predial ou escritura.
À data da denúncia é efetuada a fatura de rescisão e para isso deve indicar a morada para envio da última fatura.
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