-
Início
-
Serviços
-
Ambiente
-
Paisagem Protegida Local do Sousa Superior
- Principais Equipamentos Ambientais e Espaços de Visitação
Principais Equipamentos Ambientais e Espaços de Visitação
Lousada é reconhecida internacional como um exemplo das boas práticas ambientais à escala local, tendo sido reconhecida internacionalmente como vencedor do European Transformative Action Award em 2019, fruto do histórico de operações e planos futuros de investimento ambiental. Desde 2014, o Município de Lousada assumiu uma estratégia integrada para a sustentabilidade, que tem, desde então, orientado todos os trabalhos e projetos ambientais de Educação Ambiental e de I&D implementados no terreno, cujo último grande investimento corresponde à mais recente área protegida de Portugal, a Paisagem Protegida Local do Sousa Superior (1609 hectares) e os equipamentos e espaços de visitação que a compõem.
Mata de Vilar
Freguesia de Vilar do Torno e Alentém, Lousada
41.285952, -8.219133
A Mata de Vilar, abrangem 14 hectares é uma floresta classificada internacionalmente como ‘de alto valor de conservação’ (FSC©) e é o principal equipamento florestal de recreio de Lousada. Trata-se da maior extensão de floresta nativa do concelho, composta por diversos carvalhais, povoamentos de faias e diversas resinosas. Este espaço florestal de excelência está dotado de um Centro de Interpretação de suporte ao Programa Educativo e de Animação Ambiental da Mata, trilhos florestais, um banco de sementes e viveiros pedagógicos, dedicado aos mais diversos tipos de público.
A lista de fauna contém mais de 70 espécies, destacando-se a presença de algumas espécies de morcegos ameaçados (como o morcego-rato-grande), o esquilo-vermelho, o búteo-vespeiro e a libélula-esmeralda, espécie protegida a nível europeu. A nível de flora existem catalogadas 112 espécies, destacando-se espécies com estatutos de proteção legal como o sobreiro (Quercus suber), gilbardeira (Ruscus aculeatus), narciso-bravo (Narcissus triandus) e o azevinho (Ilex aquiflium). Por iniciativa municipal está a ser reestabelecido o leito de uma ribeira nativa e a construção de charcos ao longo do traçado para a promoção e proteção da biodiversidade.
Parque Molinológico de Pias
União das Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga, Lousada
41.268169, -8.256363
O Parque Molinológico de Pias constituído por 6 hectares configura uma justa homenagem aos moleiros, padeiros e aos produtores de cereal da região do Tâmega e Sousa. O espaço envolvente conta com importantes melhoramentos na gestão hídrica e na beneficiação da biodiversidade ribeirinha, sendo igualmente reabilitadas e refuncionalizadas estruturas existentes, convertendo os antigos moinhos e serração hidráulica em polos de formação nas artes tradicionais ligadas à moagem e ao pão, nomeadamente, uma Oficina do Moleiro, uma Fábrica de Moagem Artesanal e um Laboratório do Pão Tradicional, entre outras dinâmicas.
O Parque Molinológico de Pias pelas características técnicas que detém, pelo restauro e refuncionalização sustentável do edificado, pela descarbonização que promove sendo autossustentável energeticamente com recurso à energia hídrica auspicia assumir-se como um equipamento ambiental, de laboratório vivo e de espaço-oficina, exemplar na Região Norte e nacionalmente.
Quinta de Vila Pouca
Freguesia de Meinedo, Lousada
41.251409, -8.264194
A Quinta de Vila Pouca, num total de 4 hectares é a sede administrativa da PPLSS e também espaço de acolhimento e interpretação científica do visitante. A componente laboratorial e de alojamento para programas de intercâmbio científico e voluntariado internacional promove igualmente a Paisagem Protegida em escalas regionais, nacionais e internacionais. Este equipamento harmoniza a funcionalidade ecológica do espaço, pela proximidade ao rio Sousa, bem como a salvaguarda da traça e estética do jardim e espaços humanizados, sendo composto por terrenos com importante valor de conservação e de elevada biodiversidade, com mais de 200 espécies de plantas nativas registadas nos vários habitats presentes, entre matos, bosques e galeria ripícola.