área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Centro de Informação Autárquico ao Consumidor de Lousada
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) está a funcionar no Município de Lousada desde setembro de 2020, altura em que foi assinado o protocolo entre o Município de Lousada e a Direção Geral do Consumidor.
Este é um serviço de atendimento que se destina a apoiar o consumidor na informação/orientação e encaminhamento de conflitos de consumo.
Desta forma, os principais objetivos passam por informar os consumidores, prevenir conflitos de consumo, encaminhar as reclamações e pedidos de informação, informar e acompanhar o consumidor endividado, promover a justiça social, através da educação para consumos éticos, bem como a segurança dos consumidores pela informação sobre a natureza de bens e serviços e apoiar ações socioeducativas junto da comunidade.
Podem recorrer ao CIAC todos os consumidores residentes no concelho de Lousada. O atendimento é realizado no Edifício Paços do Concelho e pode ser contactado através de telefone 255820500 e do email ciac@cm-lousada.pt
A 23 de setembro de 2020, foi assinado o protocolo entre o Município de Lousada e a Direção Geral do Consumidor, para a constituição de um “Centro de Informação Autárquico ao Consumidor – CIAC” com sede e intervenção na área do Município.
Os Centros de Informação Autárquico ao Consumidor são estruturas municipais, que no âmbito das suas competências estabeleceram um protocolo com a Direcção-Geral do Consumidor, constituindo uma solução de proximidade e de apoio gratuito ao consumidor.