-
Início
-
Serviços
-
Ambiente
-
Projetos Europeus
- Capacitar para Agir / Train to Act
Capacitar para Agir / Train to Act
Capacitação de técnicos na área do ambiente.
O Município de Lousada acaba aprovou a candidatura Erasmus+ “Capacitar para agir – O Pacto Ecológico Europeu na governança local” (2020-1-PT01-KA104-077859) para que cerca de duas dezenas de técnicos autárquicos recebam formação ambiental específica.
Um dos objetivos plasmados no plano estratégico do Ano Municipal para a Ação Climática – Lousada 2020 – é o de formar técnicos autárquicos na área do ambiente. Para implementar uma melhor governança local centrada na sustentabilidade, é fundamental que todos os quadros envolvidos compreendam os conceitos e metas do Pacto Ecológico Europeu e outros normativos estruturantes da ação ambiental. Com a formação adquirida, os técnicos poderão aumentar a qualidade do seu serviço e contribuir de forma mais eficaz para os objetivos do desenvolvimento sustentável.
Objetivos do projeto
- Desenvolvimento de competências pedagógicas no âmbito da educação informal e não-formal de adultos para o ambiente e sustentabilidade;
- Implementação de práticas educativas/de comunicação mais modernas e eficazes;
- Maior eficácia de comunicação, para desencadear mudanças societais e intra-institucionais;
- Melhorar a qualidade do trabalho e das atividades diárias;
- Contribuir para a motivação, satisfação através das oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional;
- Criar e usufruir de uma rede internacional de boas práticas de educação/comunicação;
- Aumentar competências linguísticas;
- Aumentar o perfil internacional dos técnicos de ambiente e dar-lhes oportunidade de ver outras realidades e formas de implementação de projetos ambientais.
Participação
Os técnicos interessados em participar do projeto e em mobilidades deverão contactar pelo email lousada.ambiente@cm-lousada.pt para receber as instruções de candidatura, tendo em mente que a seleção dos participantes será baseada nos seguintes critérios:
- Motivação;
- Demonstração e fundamentação da necessidade formativa;
- Comprometimento com a multiplicação do impacto e apoio na concretização das mudanças eventualmente identificadas, nomeadamente vontade e aptidão para dinamizar as ações de formação após a formação;
- Competências linguísticas (ou necessidade do seu desenvolvimento em curso específico);
- Diversidade de áreas técnicas abrangidas no leque de participantes.