-
Início
-
Serviços
-
Cultura
-
Projetos Europeus
- ERAS II – O que aprendemos com a crise COVID-19
ERAS II – O que aprendemos com a crise COVID-19
Programa: CERV
Nome: CERV-2022-CITIZENS-TOWN
Data de início: 01. 12. 2022
Data de fim: 30. 11. 2023
Coordenador do Projeto
- Drustvo za podporo civilne druzbe, ESLOVÉNIA
Parceiros associados
- SOLIS TUVAK, LETÓNIA
- SDRUZHENIE YUNI PARTNERS, BulgÁria
- MUNICÍPIO DE LOUSADA, Portugal
- INSTITOYTO KOINONIKIS KAINOTOMIAS KAI SYNOXIS, GrÉCIA
- DDTG Nonprofit Kft., HungRIA
Breve descrição
O Projeto ERAS II aborda o impacto do Covid-19 no voluntariado. É a continuação de uma parceria estabelecida em 2021 com o projeto ERAS - European Alliance for Volunteer Support. Seis parceiros da Bulgária, Grécia, Hungria, Letónia, Portugal e Eslovénia explorarão o impacto do Covid-19 no voluntariado e no apoio ao voluntariado por parte das autoridades locais, para uma melhor resposta à crise.
A pandemia de Covid-19 afetou o funcionamento das nossas democracias e a participação cívica. Devido à necessidade de prevenir a propagação da infecção, foi necessário impor restrições estritas à liberdade dos indivíduos e da sociedade. Com este projeto vamos refletir sobre o impacto da pandemia de Covid-19 na vida da comunidade e sobre as formas de participação cívica durante a crise do Covid-19. Para observar isso, vamos nos concentrar na cidadania ativa e na participação cívica por meio do ato de voluntariado.
Por meio das nossas atividades anteriores, no primeiro projeto ERAS, abordamos o efeito do Covid-19 no voluntariado, bem como a necessidade de um maior apoio das cidades ao trabalho voluntário e às organizações voluntárias nas suas cidades. Com o projeto ERAS II iremos explorar ainda mais o impacto do Covid-19 no voluntariado, apoio ao voluntariado por parte das autoridades locais, para uma melhor resposta à crise. Continuaremos, também, a melhorar as condições para o desenvolvimento do voluntariado em países parceiros e em toda a Europa e, através dele, melhorar a cidadania ativa. Para conseguir isso, os parceiros compartilharão informações, boas práticas, conhecimento e experiência em 4 eventos internacionais.
Todos os parceiros do ERAS acreditam firmemente que o voluntariado é um elemento-chave da sociedade democrática moderna e, ao nutrir e promover o voluntariado e disseminar valores de solidariedade, os europeus podem dar grandes passos em direção a uma sociedade mais desenvolvida, inclusiva e dinâmica com oportunidades de qualidade para todos.
Criaremos uma plataforma online que será usada para compartilhar informações e conhecimentos, bem como os resultados de nossa cooperação anterior (Boas práticas, vídeos de histórias de voluntários europeus, regulamentos de voluntariado em países parceiros e diretrizes para o desenvolvimento de programas de voluntariado). A plataforma também fornecerá um local para apresentação das cidades e organizações participantes e oferecerá uma plataforma de busca de parceiros para maior cooperação, para divulgar benefícios, oportunidades e importância dos programas de voluntariado.
Iremos sensibilizar e promover o voluntariado com uma exposição fotográfica itinerante, com fotos que representam os voluntários e o seu trabalho durante a crise do Covid-19 e destacar o importante impacto e contribuição dos voluntários em tempos de crise.
Ao discutirmos como o voluntariado foi afetado pela crise do Covid-19 em cada país parceiro, bem como a forma de as autoridades locais apoiarem o voluntariado para garantir uma resposta rápida e eficaz em tempos de crise, extrairemos as melhores práticas e identificaremos as deficiências de cada um. Com base nos resultados, falaremos sobre possíveis ações para melhorar as condições e para transferir exemplos de boas práticas para os tomadores de decisão nos países envolvidos.
Para obter mais informações sobre o projeto ERAS e como participar das atividades e eventos do projeto, entre em contato conosco em através do seu e-mail, o seu número de telefone ou visite a nossa página do Facebook: ERAS – European alliance of volunteer support.