-
Início
-
Descobrir
-
Publicações
- Programa Científico
Programa Científico
As publicações municipais que não se destinam à comunidade educativa integram o Plano Municipal de Leitura na vertente cientifica.
Como objetivos primordiais, o programa científico, cuja produção editorial inclui e publicações enquadráveis na temática ambiental, arqueológica, histórica, etnográfica, patrimonial, entre outros, visa:
- Incentivar a produção científica na área das ciências da terra e da vida, das ciências históricas e das ciências sociais e humanas;
- Promover a divulgação científica, tendo por base a investigação desenvolvida localmente;
- Garantir ferramentas científicas de apoio à tomada de decisão em matéria de ordenamento e gestão do território;
- Elevar o nível de literacia científica da comunidade;
- Ensaiar metodologias de comunicação de ciência com diversas faixas etárias.
O programa científico assenta na produção de conteúdos inéditos de caráter divulgativo e científico publicados quer sob a forma de edições monográficas, quer através de publicações de caráter periódico.
Enquanto os estudos monográficos versam em exclusivo a realidade local, as edições periódicas incorporam anualmente artigos de âmbito local, nacional e internacional, em língua portuguesa, castelhana e inglesa, quer de investigação, revisão e divulgação, quer comentários, notas e novas perspetivas, de acordo com a apreciação desenvolvida por parte dos gestores editoriais.
Com vista à divulgação alargada dos conteúdos editados, as edições periódicas, das quais a revista Oppidum (Revista de Arqueologia, História e Património) e a revista Lucanus – Ambiente e Sociedade são exemplo, encontram-se integralmente disponibilizadas em versão digital.
As edições em formato papel são permutadas com todos os municípios do país, assim como com museus, universidades, institutos, bibliotecas e arquivos e diversas entidades estrangeiras com os quais existem acordos de permuta firmados. Localmente, integram o acervo bibliográfico de todas as bibliotecas, Juntas de Freguesia e postos de leitura distribuídos pelo concelho.
Para além disso, as publicações em formato físico são objeto de divulgação local por via, nomeadamente, do programa BioEscola, BioLousada e Linha do Tempo integrando-as em atividades de sensibilização ambiental/patrimonial que envolvem os cidadãos na valorização e proteção dos valores naturais e culturais do território.