área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Recolha seletiva
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
A recolha seletiva e a colocação de ecopontos no Município de Lousada é da gestão e responsabilidade da AMBISOUSA - Empresa Intermunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos, EIM, sendo que o Município de Lousada apenas colabora com esta empresa na triagem dos locais para a colocação destes equipamentos.
Os Resíduos Urbanos (RU), habitualmente designado por “lixo doméstico”, são compostos por diversos materiais, sendo os mais representativos a matéria orgânica, o papel/cartão, o plástico e as embalagens de metal.
Mais de 21 mil toneladas de lixo são produzidas anualmente no concelho, traduzindo-se em cerca de 1,22Kg diários por habitante. A deposição de resíduos no aterro sanitário de Lustosa representa cerca de 89% da totalidade dos resíduos produzidos no Município de Lousada colocando em causa e em perigo a sustentabilidade da sociedade. A separação dos resíduos começa a ser uma prática na casa dos lousadenses que depois colocam os diferentes resíduos nos ecopontos, distribuídos pelas freguesias, e no Ecocentro, localizado na freguesia de Boim, junto ao Horto Municipal.
A reciclagem é qualquer operação de valorização, através da qual os materiais constituintes dos resíduos são novamente transformados em produtos, materiais ou substâncias para o seu fim original ou para outros fins. Com este processo, reduzimos também as grandes quantidades de resíduos que vão para o aterro sanitário. Quando compramos produtos reciclados sabemos igualmente que estamos a poupar recursos extras, que seriam consumidos para produzir o mesmo produto, a partir de matéria-prima nova.
Em Lousada, existem 332 ecopontos, ou seja existe um rácio de um ecoponto para 142 habitantes.