-
Início
-
Serviços
-
Ambiente
-
Gabinete Técnico Florestal
- Zona de Intervenção Florestal
Zona de Intervenção Florestal
O que é uma ZIF?
São áreas territoriais contínuas e delimitadas maioritariamente por espaços florestais, submetidas a um plano de gestão florestal e a um plano de defesa da floresta e geridas por uma única entidade.
Objetivos da ZIF:
- Promover a gestão sustentável dos espaços florestais que as integram;
- Coordenar, de forma planeada, a proteção dos espaços florestais e naturais;
- Reduzir as condições de ignição e de propagação dos incêndios;
- Coordenar a recuperação dos espaços florestais e naturais quando afetado pelos incêndios;
- Dar coerência territorial e eficácia à ação da administração central e local e dos demais agentes com intervenção nos espaços florestais.
A Zona de Intervenção Florestal de Lousada (ZIF Lousada) foi criada por despacho da Autoridade Florestal Nacional (AFN) n.º 14/2011/ZIF, após um longo trabalho no terreno da Associação Florestal do Vale do Sousa (Afvs), ficando esta responsável pela sua gestão, tendo contado com a importante colaboração da Câmara Municipal.
A ZIF Lousada abrange 9 freguesias a Norte do concelho de Lousada, que representam 60% da área total florestal, nomeadamente: Alvarenga, Barrosas (St.º Estêvão), Cristelos, Lousada (S. Miguel), Lousada (St.ª Margarida), Lustosa, Ordem, Silvares e Sousela, e 1 freguesia do concelho de Felgueiras, Idães.
A delimitação da ZIF abrange uma área total com 2.405,61 hectares, dos quais 1.395,00 hectares são ocupados por espaços florestais.
Possui 84 aderentes (proprietários florestais), que no seu conjunto são detentores de 754,90 hectares de área florestal.
Com a constituição da ZIF Lousada, pretende-se promover o investimento no território, através da implementação de Planos de Gestão, cuja concretização pode, e deve ser, garantida sob a forma de apoio ao seu funcionamento e consequentemente a realização do Cadastro Florestal, intervenções de Silvicultura Preventiva e de Produção Florestal efetiva e implementação de procedimentos que conduzam à Certificação de Sistemas de Gestão Florestal Sustentável.
Com a implementação desta zona de intervenção, considerada um “Pulmão Verde”, o Município e a região irão beneficiar com a gestão sustentável dos espaços florestais que integram a maior mancha florestal do concelho, vendo salvaguardada a recuperação da fauna e flora existentes e por outro lado ver reduzidas as condições de ignição e de propagação de incêndios., e não menos importante o seu aproveitamento para o sequestro de carbono.
Desta forma, pretende-se também que a População para além dos benefícios diretos daí resultantes possa desenvolver um conjunto de atividades económicas relacionadas com a Floresta tais como a caça, atividades de desporto ao ar livre e o turismo.
Risco Diário de Incêndio Florestal
Aviso do Período Critico
O período durante o qual vigoram medidas e ações especiais de prevenção contra incêndios florestais, por força de circunstâncias meteorológicas excecionais, sendo definido por Portaria do Ministro da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas.