-
Início
-
Serviços
-
Proteção Civil
- Vespa Velutina (Vespa Asiática)
Vespa Velutina (Vespa Asiática)
Apoio à destruição dos ninhos de Vespa Velutina
O apoio financeiro para a destruição dos ninhos de Vespa velutina identificados no concelho de Lousada é assegurado, durante o ano de 2019, no âmbito da aprovação pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas da Candidatura n.º 2019014300140, apresentada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Lousada ao Fundo Florestal Permanente, inserida no eixo de intervenção “Funções ecológicas, sociais e culturais da floresta”, previsto na subalínea iii), da alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Regulamento do Fundo Florestal Permanente, aprovado pela Portaria n.º 77/2015, de 16 de março, na sua redação atual.
Pretende-se com este financiamento apoiar os municípios na tarefa de deteção e destruição dos ninhos e colónias de Vespa velutina, grande predador de abelhas e de outros insetos que, ao colocar em risco os recursos apícolas, surge como uma ameaça ao cumprimento, pelos espaços florestais, sensu lato, da imprescindível função ecológica e, por consequência, agrícola e económica, que é a polinização das plantas.
Vespa Velutina (Asiática)
A Vespa velutina nigrithorax, Vespa Asiática, é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera).
Esta espécie distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).
Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar:
a. Na apicultura - por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas;
b. Para a saúde pública – não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.
A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de Vespa velutina nigrithorax (Asiática) deverá ser comunicada através dos seguintes meios:
• Câmara Municipal de Lousada, com o preenchimento de um formulário - anexo 4, utilizando o endereço geral@cm-lousada.pt ou na Frente de Atendimento (todos os dias das 09H00 às 12H00 e das 14H00 às 16H00).
• Caso se trate de uma situação de emergência, solicitamos que considerem a comunicação através do número 255820500
• Juntas de Freguesia
• Ferramenta online, STOPvespa, que veio substituir a Plataforma SOSVespa e que dispõe de um novo formulário dirigido aos cidadãos e, simultaneamente, um formulário dirigido especificamente à utilização pelos municípios.
Assim, apelamos para que, quem identificar um ninho de Vespa velutina não deve interferir com o mesmo, mas sim contactar de imediato a Câmara Municipal, que assegurará a validação e eficaz destruição do ninho com pessoal especializado e devidamente equipado para realizar a operação em segurança.
Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal
O plano de ação para a vigilância e controlo, tem como intuito enquadrar a atuação nacional face ao estabelecimento e disseminação da vespa asiática em Portugal.