área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Apresentado novo número da revista Oppidum
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
A Oppidum – Revista de Arqueologia, História e Património, editada pela Câmara de Lousada, é um grande contributo para a informação, o esclarecimento e a cidadania, afirmou o Dr. Rui Feijó, professor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no lançamento do novo número, no passado 11 de janeiro, no Centro de Interpretação do Românico.
O Dr. Rui Feijó, com forte ligação a Lousada, onde fez a instrução primária e viveu na Casa de Vilar, salientou, igualmente, a importância do património na política de gestão do território e os novos desafios das autarquias, bem diferentes quando da instauração do Poder Local democrático, com a afirmação dos valores culturais e a construção da sociedade de conhecimento.
O Vereador da Cultura, Dr. Manuel Nunes, considerou a Oppidum, já com 16 anos e 14 edições anuais, um instrumento de partilha de boas práticas, que embora centradas em Lousada, se estendem a outras zonas do país.
O presente número, com 260 páginas, apresenta diferentes estudos, nomeadamente sobre arqueologia de farinação no concelho, paisagem proto-histórica, conjunto cerâmico romano na Casa do Rio, recuperação de alminhas e julgado de Santa Cruz do Sousa, para além de intervenções arqueológicas no Penedo de São Gonçalo (Felgueiras), Convento de São Gonçalo (Amarante), centro histórico de Braga e Carrazeda de Ansiães, finalizando com um estudo sobre as chapelarias de Penafiel e o exemplo da Casa Fausto.