-
Início
-
Serviços
-
Cultura
-
Património e Arqueologia
-
Revista Oppidum
- Oppidum III - 2009
Oppidum III - 2009
Chegados ao quarto ano de publicação, e fazendo um breve balanço do trabalho editorial desenvolvido, facilmente se constata que a Revista Oppidum tem cumprido os objectivos para os quais foi criada.
Em primeiro lugar, priorizando a análise e divulgação dos trabalhos em curso no Município no campo da Arqueologia, História e Património, que têm permitido contextualizar e promover a ampla actividade realizada e as interessantes conclusões obtidas. Trata-se, pois, de um veículo privilegiado de apresentação à comunidade local e à comunidade científica o resultado das investigações empreendidas, e, por consequência, abrindo espaço para novas pistas de estudo e interpretação.
Em segundo lugar, e porque o conhecimento não tem fronteiras e os limites territoriais são, hoje mais do que nunca, um artifício geográfico, a Oppidum tem acolhido testemunhos de grande qualidade e rigor científico, com base em projectos de investigação desenvolvidos noutras regiões do País.
Por fim, last but not leaste, a disponibilidade de diferentes autores partilharem connosco o seu saber e as suas experiências, comprovando, assim, o mérito de uma publicação cujo crescente número de leitores assenta, naturalmente, na competência das colaborações reunidas.
O presente número como que estabelece a síntese deste enquadramento. Por um lado, oferecendo as conclusões de várias frentes de pesquisa disseminadas pelo nosso concelho; por outro, pelos exemplos de boas práticas noutros concelhos e reunindo um leque de colaboradores com um currículo prestigiado. Felicito, pois, a coordenação da edição, pelo seu empenho e profissionalismo, e agradeço aos autores a cooperação prestada, permitindo, assim, construir um documento de referência, que a todos nos dignifica.
Lousada, 30 de Julho de 2009
O Presidente da Câmara
Dr. Jorge Magalhães
- Oppidum III
- Centro Arqueoambiental da Serra dos Campelos (Lustosa - Lousada) (11-30)
- Necrópole Megalítica da Serra dos Campelos (31-32)
- As estruturas domésticas do povoado romano da Terronha de Pinhovelo (NE Portugal) e o processamento de alimentos vegetais (33-46)
- A paisagem agrária do concelho de Lousada no século XIII (47-74)
- Sondagens de avaliação arqueológica na capela de São Bartolomeu (Aveleda - Lousada) (75-89)
- Os monges exumados na Sala do Capítulo do Mosteiro de S. João de Tarouca: séculos XVII-XVIII (91-114)
- A implantação monástica no Vale do Varosa: o caso do Mosteiro de S. João de Tarouca (115-136)
- Primeiro balanço da aplicação de ferramenta SIG na elaboração da Carta Arqueológica do concelho de Celorico de Basto (137-142)
- Museu: espelho sentimental de uma sociedade apressada (145-152)
- O Tombo da Igreja de São Salvador de Lousada de 1532 (153-185)
- Nespereira nas Memórias Paroquiais de 1758 (187-193)
- Em defesa dos interesses da Senhora Aparecida – os “brasileiros” e o desenvolvimento local (195-207)
- Notas para o estudo do ensino primário público em Lousada. Antiga escola da vila: escola tipo “Adães Bermudes” (209-232)
- Índice
- Ficha técnica