-
Início
-
Serviços
-
Cultura
-
Património e Arqueologia
-
Revista Oppidum
- Oppidum VI - 2013
Oppidum VI - 2013
O 6.º número da Revista Oppidum representa mais uma importante etapa num percurso editorial iniciado há sete anos, o que, nos tempos que correm, é um facto significativo e, por si, meritório.
Aliás, em período de crise avassaladora, como aquele que atualmente atravessamos, congratularmo-nos com uma revista de Arqueologia, História e Património parece constituir um anacronismo. Falar de fragmentos do passado a uma população que tanto necessita de razões de esperança no futuro surge, aparentemente, como algo despropositado. No entanto, é, exatamente, nas alturas de grande dificuldade, quando as angústias se acentuam, o presente se afigura tão escorregadio e o futuro tão incerto, tanto mais numa época de vertigem globalizante e massificadora de aferir a vida, tão caraterística das sociedades modernas, que mais se acentua a necessidade de revalorização de referenciais de proximidade, vinculando sentimentos de pertença, de identidade e de conhecimento da História Local. Só conhecendo o nosso itinerário como povo e como comunidade poderemos compreender o presente e encarar o futuro como tempo resistente.
Coincide, igualmente, este número com o facto de apresentar, pela primeira vez, as Palavras Prévias na qualidade de Presidente da Câmara, o que, pessoal e institucionalmente, muito me orgulha e enobrece. Aproveito, aliás, para deixar a garantia de prosseguir com a mesma prioridade o apoio a uma Revista que tem prestigiado o Município e divulgado o esforço na identificação e preservação de muitos elementos patrimoniais, de que os exemplos apresentados nesta edição são bem representativos: levantamento dos moinhos nos rios Sousa e Mezio – tema central da Revista - e intervenções arqueológicas na Igreja de Meinedo, no Aqueduto de Nevogilde e na Ponte de Espindo.
Felicito a equipa coordenadora e agradeço, reconhecido, a todos os colaboradores a disponibilidade por partilharem connosco os seus saberes e as suas experiências.
Lousada, 1 de Outubro de 2013
O Presidente da Câmara Municipal de Lousada
Dr. Pedro Machado
- Oppidum VI
- Índice e Palavras Prévias
- Arqueologia da Paisagem nas Montanhas do Noroeste de Portugal. O caso do Parque Nacional da Peneda Gerês (11-36)
- Os Lagares escavados na rocha de Vilar de Viando, Mondim de Basto (Norte de Portugal) (37-48)
- Um marco miliário de Caracalla, em Vila Nova de Gaia, no contexto do noroeste peninsular (49-60)
- Necrópole Romana da Bóca (Canelas, Arouca). Primeiros elementos arqueológicos (61-76)
- Tipologias de ocupação da Rua D. Hugo (Morro da Sé, Porto) (77-88)
- Igreja de Santa Maria de Meinedo (Lousada): Intervenção arqueológica (1991-1993) (89-104)
- Projeto MUNHOS: inventário das moagens tradicionais dos rios Sousa e Mezio no concelho de Lousada (105-168)
- Aqueduto de Lagoas: resultados de uma intervenção arqueológica (171-176)
- Intervenção arqueológica de avaliação em Bacelo (177-182)
- Ponte de Espindo (Meinedo, Lousada) - Sondagens de avaliação arqueológica (183-192)